domingo, 5 de agosto de 2012

Crítica - Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge (por Urbano)

Filme vale o ingresso por cenas eletrizantes, mas exibe show de situações forçadas

Em Nolan eu não confio mais. A gente se pensa o que aconteceu com a criatividade quando nos decepcionamos com a PIXAR e Christopher Nolan no prazo de uma semana. No caso do Nolan talvez seja mais do que queremos enxergar do que realmente é. Minha crítica ao filme que gostei muito: Inception, era por conta (dentre outras coisas) de passagens de sonhos que deixaram de serem aproveitadas em suas formas surrealistas, mas aí eu mesmo defendo que os sonhos tinham um porque de serem sempre reais e coisa e tal... olha, reavalio minha opinião. Acho agora que há mesmo uma limite de visão artística da coisa. Nolan só consegue ir até uma parte da estrada, se cansa e retorna ao que lhe é confortável.

Fui assistir ao terceiro Batman na sala IMAX que - felizmente dessa vez - estava com o som equilibrado e não a tortura que foi a exibição de Vingadores.
Com passagens grandes filmadas em IMAX, a imersão é sem dúvida superior e, de cara uma cena de ação impressionante pelo realismo e montagem apresentando a versão Bane de Nolan. Bane é um personagem  forçadíssimo nas HQs. Ele foi criado apenas por conta de polêmica: um sujeito que derrotaria o Batman e quebraria sua espinha. Suas motivações e origem nem vou me estender aqui, mas se trata de tudo quase gratuito e vazio. Foi um susto saber que Nolan escolheu justo um dos piores vilões dos quadrinhos pra colocar em seu filme que tenta ser crível. E, sem dúvida alguma, seu Bane é muito mais interessante, mérito também do ator Tom Hardy com um cuidado nas falas e trejeitos que enobreceram e tornaram o sujeito assustador longe de qualquer galhofa.

A segunda boa surpresa foi Anne Hattaway/Mulher-Gato. Se vou reclamar mais de Nolan a frente, acho que tanto ele pela idéia quanto Anne pela interpretação, deveriam ganhar Oscar  isolados por isso. É uma meia vilã deliciosa,  nos lábios, no olhar, de quatro na moto do Batman...  e tem todas as únicas boas cenas de luta do filme além de ser muito bem integrada à história. Falando nela: 8 anos se passarem desde que Batman assumiu a culpa por Harvey Dent que foi incensado a herói depois de morto o que favoreceu a Lei Dent de intolerância a criminalidade praticamente resolvendo todos os principais problemas de Gotham. Nesse período, Batman não age mais e Bruce Wayne vive recluso. A fundação Wayne está mal das pernas por investimentos numa fonte de energia limpa que não deu retorno e Bane está vindo pra, digamos... causar o caos de modo apocalíptico.

Da apresentação dos personagens e desenrolar numa trama inteligente, o terceiro Batman é tudo de empolgante.  Há uma perseguição envolvendo a bat-moto que sozinha já paga o ingresso, diálogos escritos com dedicação, efeitos especiais praticamente perfeitos e... oh não, ele pede nossa suspensão da descrença... vezes demais. Em meio a cenas épicas, encontramos frases copiadas (uma piada que veio da revista Reino do Amanhã) e uma cena grandiosa que já vimos antes em... Robocop 3 (!?) pois é. No desenrolar, já dá pra saber qual personagem está sendo preparado pro motivo x que vai ser revelado no momento y. E, se tem algum aparelho aqui que não funciona muito bem por uma razão não justificada,  é porque a conveniência do roteiro pede. E um mínimo de inteligência já dá pra imaginar. As lutas são de uma coreografia tão ruinzinha e Batman está sempre com dificuldade de se mexer naquela "útil" armadura de borracha onde uma faca passa fácil. No desfecho, há uma sequência de apelações o que mina a força dessa que, por conta de equívocos de decisões, poderia ser o melhor filme da trilogia. Não é.

Batman O cavaleiro das Trevas Ressurge é um ótimo filme, mas fica  a sensação que DEVERIA ser maravilhoso.

Nota: 5 atmospheras
(minha nota original era 7,5. Mas  revi o filme e 5 tá até generoso)




----------------------------------------

Comentando abaixo COM SPOILERS:

Sério mesmo que Bruce Wayne com um sistema de energia limpa? que vergonha Nolan... isso é de característica de outro bilionário: Tony Stark, o Homem de Ferro com seu sistema ARC. 

Exército de policiais de um lado, exército de bandidos em outro e algo tecnológico voando e atirando nos maus. Onde vimos isso? ROBOCOP 3.

E então a inteligente Mulher-Gato olha pra boca do Bruce Wayne, olha pra do Batman e não percebe que eles são mesma pessoa? essa gata precisa de mais ração.

4 Bruce faz uma conclusão sobre Bane enquanto está preso e mais a frente chega a mesma conclusão... e estava errado e mesmo assim, nenhum dos presos o corrigiu?

5 Radiação nada né? foi tudo pro filme Chernobyl.

6 Em Batman Begins até Batman - O Cavaleiro das Trevas, Batman atua por 6 meses, depois passam 8 anos sem que ele faça nada. Mas daí o médico diz que ele nem tem mais cartilagem  no joelho e uma série de problemas. 6 meses já acabaram com o corpo do Batman? e ele atua um pouquinho mais e nada?

O Batman de Nolan teve pouco mais de 6 meses de vida útil!

9 O que tinha na ração daquela prisão que deixa a pessoa mais forte? eu quero!

10 Alfred vai embora e qualquer um entra na casa do bilionário? nenhuma proteção? e outros empregados, nada?

11 Robin??? e sua palavra de homem?

5 comentários:

  1. Pra mim o Bane e um show a parte, mas infelizmente ele nao poderia levar o filme nas costas como o coringa fez. Um amigo disse no face
    que TDKR tinha superado todas as suas expectativas... Pra mim ele nao fez isso porque nao foi melhor que o anterior. Ele foi bom enquanto o anterior foi otimo

    ResponderExcluir
  2. Bem acho que você estava esperando demais desse filme, né? Eu esperava muito e gostei bastante, mas acho que sua hiper expectativa atrapalhou bastante o aproveitamento desse filme, você queria algo melhor do TDK? Concordo esse é o melhor, mas eu não esperava que "ressurge" fosse melhor do que ele nunca (apesar de tê-lo achado melhor que Begins)! TDK é Foda simplesmente, um patamar dificil de ser atingido! Você parece gostar muito de cenas de efeitos especiais e lutas (o que na minha opinião foram boas em TDKR), e para mim esse é um componente pequeno em qualquer filme, até os de ação, em contraposição dou mais importância a bons roteiros e personagens o que esse filme tem em grande qualidade. Gostei do fim, das reviravoltas, da construções dos personagens, da fase difícil de Bruce Wayne, tudo me trouxe tensão, ansiedade, me divertiu, me emocionou, gostei do fim e mal vi o tempo passar. Ahhh agora os defeitos que você apontou são tão ..... bobos, ahh paciência, falar que a Selina deveria ter reconhecido o Batman pela boca? Eu sempre brinquei com minha irmã que Harvey Dent não podia ser Batman por causa do furinho no queixo ( em relação ao segundo filme), mas nunca levei isso a sério, hahaha. Agora um personagem é burro pois não consegue reparar numa boca, paciência. Aquele era um reator que seria uma forma de energia limpa não? Talvez de fusão, nè? Assim nada de elementos radioativos pesados na atmosfera, por isso chamam energia limpa,então não vejo muito problemas de radiação na atmosfera. Ahh, Bruce Wayne sendo o Batman não pode querer fazer coisas interessantes como uma fonte de energia limpa que além do mais pode trazer muitos lucros e ser a solução energetica depois de esgotar os combustíveis fósseis? Quem me dera ter algo assim, e olha que não sou ambientalista. Ahhh, prefiro não comentar outros "defeitos" que você citou, mas lembre-se isso é só um filme, e essa indagações finais são tão mmimimi.

    ResponderExcluir
  3. "Hiper expectativa": não. Minha expectativa era alta, mas não esperava um TDK o que não quer dizer que não desejava isso. Se reparar, minha nota foi alta apesar dos defeitos que apontei e lembre também: isto é só um filme, não leve pro lado pessoal. Mas sim: achei decepcionante. Especialmente pelo ROTEIRO que desandou em soluções forçadas. Estava indo tão bem! Nenhum problema com efeitos visuais. Há uma certa infantilidade em acusar alguém de fã de efeitos em detrimento de roteiro porque teve uma opinião diferente da sua. "Fulano não gostou do mesmo filme que eu? ah, é porque ele gosta de filmes de explosões" e a opinião dele é "mimimi". Bobagem. Sejamos mais crescidos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei que Bane foi uma boa escolha, mas não foi tão aprofundada como deveria. Ele foi um vilão criado única e exclusivamente pra quebrar o homem morcego. Beleza. Mas qual o problema? Por mais que não tenha um passado definido, é um vilão forte E inteligente. O próprio Coringa é um personagem sem background definido por muitos e muitos anos (que, inclusive, no TDK é assim).

    Acho que o problema foi que Nolan já tinha sua mitologia criada e não podia inserir a história do Bane sem adaptá-la, pois A Queda do Morcego é muito boa. Ele enfraquece o Batman tanto mentalmente quanto fisicamente durante alguns meses até o momento de, literalmente, quebrá-lo. Aquela cena é o ápice da saga e simbolizava todo o planejamento que Bane fez pra exaurir o Batman pra acabar com ele na hora certa.

    No filme, achei que foi meio mal contado justamente por essa passagem de tempo, onde o cavaleiro das trevas só perdeu pq estava fora de forma, em teoria (ou talvez pensava que lutasse contra um bandido comum).

    Enfim, fora um ou outro errinho, acredito que foi um bom filme onde vale um ingresso de IMAX (e olha que é caro pacas! hehehe).

    Desculpe se fui muito longo no comentário,

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nada: comentário ótimo! obrigado. Não curto mesmo o Bane dos Quadrinhos. Suas motivações são muito gratuitas e ele é descrito como inteligente e tal... e permanece vazio. A Queda do Morcego apenas veio na trilha de outra coisa tbm meia boca: A Morte do Superman. Ok a editora querer (precisar mesmo) chamar a atenção da mídia fora dela, mas que produzissem histórias melhores tanto no roteiro quanto na arte e em ambos os casos, não foi o que aconteceu. Não apenas o Coringa; nenhum vilão do Batman teve passado bem definido, a gente aceita pois já conhecemos Batman com o pacote de vilões. Bane...não deu pra engolir nas HQs. Curiosamente, achei a adaptação do Nolan sobre Bane, muito boa! aliás, assim como o trabalho do ator, reitero. O desfecho que ele teve que foi um tanto indigno.. mas daí, é outro papo. Abs!

    ResponderExcluir