sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CINEMA – Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge (por Marcio Quintella)


Bane é um Excelente Vilão. Mas o Coringa...

     Desde Amnésia que Christopher Nolan me surpreende. A história do homem que possuía perda de memória diária colocou o diretor na cara do gol, e acabou por ser indicada aos Oscars de Montagem e Roteiro Adaptado. Após esse sucesso, ele ainda filmou Insônia, antes de entrar de cabeça na saga do Homem Morcego. No meio da trilogia ainda fez O Grande Truque e A Origem, um dos filmes mais comentados e polêmicos de 2010, do tipo “ame-o ou deixe-o”.
     No último (será ?...) filme da trilogia, Nolan nos apresenta Bane, um vilão mau feito pica-pau, que chega a uma Gotham City para varrer a cidade com violência sobre violência. Já se passaram oito anos após o herói mascarado ter sido acusado de matar o advogado Harvey Dent, e precisa voltar para botar ordem no caos armado pelo sinistro criminoso.

     Nolan queria alguém que fosse capaz de sobrepujar a coragem e o heroísmo de Batman e, assim como escreveu meu amigo Urbano, colocou Bane para triturar a alma e a coluna vertebral do Morcegão. Bane é mau ? Sim, claro ! Mas sua escalação para fechar a trilogia deveria ter sido mais bem pensada. Obviamente, em comparação com o Coringa, Bane é um Ursinho Carinhoso, pois não tem a alma sórdida nem a mente distorcida como o louco de pedra que foi magistralmente interpretado por Heath Ledger. Em todo caso, Bane cumpre bem o papel, o filme tem bons momentos de ação e tensão e o roteiro dos irmãos Nolan (Jonathan e Christopher) amarra todas as pontas, deixando algumas soltas para um final até que previsível. A idealização de todas as traquitanas usadas por Batman é um capítulo à parte, com destaque para a Bat Motocicleta, que consegue fazer manobras de fazer corar até o campeão mundial Valentino Rossi.
     Falar do elenco quase que totalmente estelar é complicado, pois todos se saem muito bem. Christian Bale talvez tenha sido o melhor intérprete de Batman no cinema, unindo frieza e destreza física, ponto em que os outros atores sempre falhavam. A dupla fiel Morgan Freeman e Michael Caine dispensa comentários, Marion Cotillard e Joseph Gordon-Levitt estão bem encaixados nos personagens e Tom Hardy criou um Bane à altura de sua maldade física e mental.
     Mas a cereja do bolo (e que cereja !!!) ficou mesmo por conta de Anne Hathaway e sua DELICIOSA Mulher Gato, que, por sinal, não é tratada por esse codinome, sendo conhecida somente por Selina Kyle. Plasticidade, sensualidade e um toque de humor fizeram da heroína/vilã da atriz uma das mais perfeitas caracterizações da personagem.
     Bem, com tantas brechas deixadas por Nolan, talvez seja fácil retomar o projeto (mais do que isso não posso revelar), mas não se sabe qual destino terá um dos mais famosos heróis dos quadrinhos, televisão e cinema.

Nota: 8 atmospheras  !

Nenhum comentário:

Postar um comentário