sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CINEMA - Harry Potter e As Relíquias da Morte (Por Márcio Quintella)

Esperando Pela Cereja do Bolo

Sétimo filme, Harry Potter e As Relíquias da Morte chega às telas apenas para fazer uma ponte entre O Segredo Príncipe e o desfecho da saga do pequeno bruxo, baseado no livro homônimo, que será lançado somente em julho de 2011.


Nesse filme, Harry tem sua mais penosa missão, a de encontrar os artefatos mágicos que guardam a alma de Voldemort, seu arqui-inimigo. Durante essa empreitada, vai comer o pão que o diabo, quer dizer, o bruxo amassou, enfrentando inimigos reais, imaginários, perder alguns amigos importantes (não conto nem sob tortura!), cair, se quebrar, afogar... Enfim, como é dura a vida desse cara, que já dura dez anos, a partir do momento em que se descobre bruxo !

O grande trunfo foi continuar mantendo o competente diretor David Yates, que já havia dirigido os dois filmes anteriores (Harry Potter e A Ordem da Fênix e Harry Potter e o Segredo do Príncipe), e o roteirista Steve Kloves, que só não participou do roteiro da Ordem da Fênix. A história ficou bem contada, com o ritmo parecido com o do livro.

O rico e detalhado universo de Harry Potter, tão explorado no último livro, conseguiu ser bem traduzido para as telas. O que foi amplamente imaginado por J.K. Rowling está lá! Tudo bem que minúcias não foram consideradas, mas o filme narra muitas passagens tão claras que se tem a ideia de estar assitindo um vídeo-livro, se é que me entendem...


Não se pode considerar que o elenco seja composto somente de atores iniciantes. Mesmo porque, as crianças (hoje, adultos na faixa dos vinte anos !), que foram escaladas desde o primeiro filme, e eram praticamente desconhecidas do público, hoje se tornaram astros milionários por causa da saga de Harry Potter. Durante esse tempo, criaram maturidade e formação dramática, e alguns já despontam para outros palcos, haja vista Daniel Radcliffe, o notório Harry, que já atuou no teatro. Compõem o trio com ele Emma Watson e Rupert Grint, Hermione e Ron, respectivamente. Em torno deles gira um time de primeira linha: Alan Rickman, que soube dar vida ao viscoso Severo Snape, Helena Bonham Carter, pela pérfida Belatrix Lestrange (erroneamente traduzida no livro como Belatriz), Robbie Coltrane, como o leal Hagrid, Gary Oldman, Jason Isaacs, John Hurt. Dois excelentes atores ingleses fazem ótimos papéis nesse filme: Bill Nighy, como Rufus Scrimgeour, e Rhys Ifans, como Xenofílio Love good, pai de Luna. Quem não se lembra de Ifans como o atolado amigo de Hugh Grant, em Um Lugar Chamado Notting Hill ?

Por fim, o inquestionável ator Ralph Fiennes, que compôs o assexuado Lorde Voldemort, um vilão com muito nome e pouco brilho. veremos se ele se destaca na segunda parte das Relíquias da Morte, como narra o livro.
Quer dizer, um bom filme que nada mais é do que um aperitivo para o prato principal.


Nota: 7 atmospheras !


Leia também: Crítica de As Relíquias da Morte parte 2


Webcomic Atmosphera2

3 comentários:

  1. Ai ai, deus te ouça que esse filme realmente tenha sido um aperitivo, e q dessa forma, o proximo, m=pelo menos mantenha minimamente o padrao d qualidade... Esse foi sinceramente, o primeiro filme da saga que me deixou assim SATISFEITA com letras maiusculas! os anteriores, alguns me deixaram feliz, mas ainda assim este foi o q realmente traduziu minhas imaginações! A-DO-REI esse filme|!

    ResponderExcluir
  2. Vou te contar...o incrível nessa primeira parte do sétimo filme foi que pela primeira vez tiveram passagens que ficaram melhor no filme do que no livro...digamos, mais "gloriosas"... um exemplo é a cena da nossa querida coruja branca, Edwiges...
    Mas ainda sim me pegunto como eles farão certas partes do filme quando alguns trechos nunca foram citados para trás...pois houveram alguns dos filmes que foram bem diferentes dos livros...
    Bem, só resta esperar pra ver, pois esse último foi ÓTIMO!

    ResponderExcluir