domingo, 15 de janeiro de 2012

CINEMA - Cavalo de Guerra (por Marcio Quintella)

E Spielberg Não Caiu do Cavalo !


     Steven Spielberg já nos fez chorar várias vezes. Já nos emocionamos na despedida entre um extraterrestre e seu amigo terráqueo em E.T., já derramamos lágrimas de revolta contra o racismo em A Cor Púrpura e já gritamos de ódio diante da intolerância alemã contra os judeus em A Lista de Schindler. Cavalo de Guerra, seu mais recente trabalho, traduz de forma emocionante o significado da amizade entre um animal e seu dono, fazendo com que nossa garganta dê um nó quase desatável. O filme conta a história de Joey, um cavalo puro-sangue, e seu dono, o jovem Albert Narracot. Os dois vão solidificando uma relação homem x animal intensa, que é abruptamente interrompida pela ida de Joey para a guerra. A partir daí, desenrolam-se na tela as aventuras e agruras pelas quais passa o simpático eqüino.

     Piegas ? Não, o filme é simplesmente uma fábula bem contada, sem excessos e com alguma dose de cenas extremamente emocionantes. Spielberg não quis fazer um filme de guerra, mas sim ambientado nela. Tanto que alguns momentos não são mostrados, já que em nada acrescentam à história, como a execução dos jovens soldados alemães e o destino de Emilie, a menina que protege os cavalos de uma situação grave com as tropas inimigas.
     Apoiados na obra de Michael Morpurgo, Lee Hall e Richard Curtis desenvolveram um roteiro simples e enxuto, sem tempo pra besteiras. Além deles, Spielberg contou com seus amigos de sempre: o mago da fotografia Janusz Kaminski, o super montador Michael Kahn (que, dessa vez, fez toda a edição digitalmente) e o monstro das trilhas sonoras John Williams. O resultado não poderia ser menos fascinante.
     O elenco, predominantemente inglês, é liderado pelo novato Jeremy Irvine, que conta com coadjuvantes de peso: Emily Watson, Eddie Marsan, Peter Mullan e David Thewlis, o professor Remus Lupin das aventuras de Harry Potter.
     Em resumo, um filme que vale a pena ser visto, pelo carinho e cuidado com que foi feito por Spielberg, que sabe muito bem como manipular emoções e festejar belos momentos !
     Finalmente, uma explicação sobre o diálogo da ilustração: em Cavalo de Guerra foram utilizados quatorze cavalos diferentes para “interpretar” Joey. Mas o principal, cujo nome é Finder, já atuou em outro filme, Seabiscuit, estrelado por Tobey Maguire, acumulando experiências diante das câmeras.




Nota: 9 atmospheras !

Um comentário: