segunda-feira, 16 de abril de 2012

CINEMA – A Arte de Milos Forman (por Marcio Quintella)

Da República Tcheca Para o Mundo.


     O tcheco radicado nos Estados Unidos, Milos Forman, é um diretor que sempre prezou pela qualidade de seus trabalhos, como se os mesmos fossem verdadeiras obras de arte. Tanto no campo da música, como em Amadeus e Hair, quanto no campo das relações humanas (Um Estranho no Ninho, O Povo Contra Larry Flint e O Mundo de Andy), Forman sempre tratou seus filmes de forma peculiar, retirando deles instantâneos fotográficos que destacam os melhores momentos de suas histórias.
     Para retratar melhor essa ideia, o Centro Caixa Cultural está exibindo, entre os dias 17 e 29 de abril, todos os seus longa-metragens, desde os realizados na extinta Tchecoslováquia, até os dirigidos em sua fase de auto-exílio na América, na mostra O Cinema de Milos Forman. Será possível assistir obras como Pedro, o Negro, Os Amores de Uma Loira e O Baile Dos Bombeiros (fase tcheca), e também filmes premiados da fase americana, como Amadeus e Um Estranho No Ninho, este último vencedor dos cinco principais Oscars (Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteirista).
     Vale a pena conhecer o trabalho desse grande cineasta, que sempre prezou pelos detalhes artísticos como ponto principal de seu trabalho.
     Mais informações sobre o evento em http://www.caixacultural.com.br/html/main.html , e no site da mostra, em http://www.aartedemilosforman.com.br/index.html .
     Acima, uma cena do inesquecível Um Estranho no Ninho, com Jack Nicholson, Louise Fletcher e Danny DeVito, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário