quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Crítica - Amor e Outras Drogas (por Urbano)



Um filme romântico que...  veja você: realmente fala de amor.


Ao menos a mais forte das várias interpretações que ele tem.
Minha opinião sobre comédia romântica é que é  difícil ter um filme que realmente valha a pena. O curioso é que não acho o tema ruim nem meu machismo me impede de assistir. É que os fazem sem surpresas, como se houvesse uma regra em que eles devessem ser bobos a ponto de insuportáveis como o Cartas para Julieta. Por isso, assisti Amor e Outras Drogas pelo chamariz da atriz Anne Hataway num papel da safadinha que aparece pelada.  Machista? tanto faz, minha surpresa foi o roteiro envolvente, engraçado e por mais que o desfecho fosse lugar comum, a perspectiva dele não tem nada disso.

E o curioso é que o filme andou sendo atacado por ser diferente, por dar uma quebrada numa cartilha tão batida. Particularmente senti muito má vontade da crítica especializada nisso. Minha opinião é claro. O título confunde embora não possa reclamar da tradução, mas quando se pensa em Amor e Outras Drogas é difícil dissociar o "Drogas" a uma questão de problema policial pra dizer o mínimo... e não é nada disso.


Jamie Randall (Jake Gyllenhaal) se torna um tipo de vendedor da indústria farmacêutica (daí o "Drogas")  convencendo médicos a dar prioridade aos seus produtos e está acostumado a trocar de mulheres tanto quanto for possível (entendo esse cara) e é justamente em suas andanças de vendedor que conhece Maggi Murdock (Anne Hathaway, delicinha como nunca imaginei). Os dois se entendem já que adoram sexo e ela tem um agravante: Parkinson. O que ela faz porque faz é justamente porque essa coisa que dizemos o tempo todo pra nós mesmos de viver o dia a dia como se fosse o último, no caso dela isso é mais... tátil. O diretor Edward Zwick vem de filmes mais sérios e pesados como Diamante de Sangue e o ótimo Tempo de Glória. Acredito que justamente o olhar dele pra quiçá, questões sérias, tenha falado a caras mais céticos como eu nessa coisa de comédia romântica que em geral é tão distante da realidade, quase lúdica, quase infantil. Aqui não tem nada de infantil. Constam as gags e situações cômicas triviais do gênero, mas o sexo é mais realista e não fica na coisa de olhos e sorrisos com música romântica ao fundo. O casal se fode, se aproveita como nós adultos fazemos quando temos oportunidade. E com o tempo... se apegam além do que planejaram. Fica-se a perspectiva que comentei acima. O que acontece se há uma impossibilidade de um "final feliz' nos termos que a gente conhece? O que fazer? quais e como são os sacrifícios? além da atração, dos risos e do sexo... o que te define pra partilhar a única vida que você tem com alguém? se há uma expressão de amor, é disso que o filme trata. Espero que Edward Zwick retorne ao gênero.

Nota: 9 atmospheras!

Veja também:
Crítica de cartas para Julieta
Crítica de Namorados Para Sempre (Blue Valentine)
Webcomic Atmosphera2

7 comentários:

  1. Eu estava curiosa por ver este filme - ainda não tive oportunidade - por justamente achar que as personagens e seus conflitos seriam o essencial da trama... sempre é melhor quando se constrói o amor através das pessoas.

    Muito bom!


    ;D

    ResponderExcluir
  2. ainda ñ vi, + o amor é uma droga mto viciante mesmo haha..assisti cartas para julieta amei pq o amor tb faz pagar mico ;) kkkkkkkkkkk

    ah comédias romanticas são ótimas são modernas, as trilhas sonoras costumam me agradar e tem haver com as nossas vidas, assim como as novelas eu gosto!

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse filme e não gostei assim muito. Compreendo o teu ponto de vista, mas não concordo. Apesar de adorar a Anne.

    ResponderExcluir
  4. Adoro a Anne Hataway, mas ainda não vi esse filme.

    Agora me deu mais vontade de ver ele kkkkk


    http://vivaiona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ja ouvi falar neste filme. Parece ser show de bola. Vou procurar pra assistir. valeu Parabens

    #SEMNOZES - www.sem-nozes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com ainda mais vontade de assistir !
    Adorei o seu blog à propósito !

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o filme, apesar das criticas e da opinião de algums amigos eu gostei... o filme tbm me surpreendeu positivamente... principalmente pela situação que foje dos "padrões Clichês" das comédias românticas... no mais gostei da forma como vc construiu a critica do filme e sua pespectiva pessoal sobre o mesmo. Parabéns pelo blog, não é a primeira e nem a última vez que eu venho aqui... rsrs

    Abração e sucesso!

    http://efeitopio.blogspot.com

    ResponderExcluir