sábado, 6 de novembro de 2010

SÉRIES - Spartacus Sangue e Areia







Balde com água, pano de chão, desinfetante e esfregão!



Há quase um ano a TV trouxe uma boa surpresa que acabou afastando pessoas como eu por exemplo. O motivo é que a série Spartacus Blod and Sand trouxe uma estética descarada do filme 300. O primeiro episódio desfila clichês, canastrice do elenco inteiro e uma violência tão escancaradamente falsa e exagerada que era risível. Porque insistir assistindo então? porque haveria algum respeito histórico ou efeitos especiais ou... nada disso. Falando de coração? porque um amigo garantiu que Lucy Lawless, a linda atriz de Xena, iria aparecer nua.
E sim, ela dá boas canjas mostrando quase tudo. Isso não sera motivo bom o suficiente pra ver? aí é que funciona a apelação. Enquanto você espera a xena da Xena, a história se desenrola em reentrâncias e subtramas crescentes e quando menos se percebe, você nem liga pras cascatas de sangue digital que transbordam do  televisor. Trocando em miúdos; efeitos ruins sim! estética xerocada certamente! mas uma história bem contada com intrigas surpreendentes que até mesmo cessa atuações canastras. Lucy Lawless está maravilhosa e não apenas de corpo, a personagem dela é uma coisa voluptuosa até no mal caráter. E se queremos boa interpretação, conseguimos com  Batiatus, o melhor personagem vivido por John Hannah. Aquele sujeito boboca da Múmia empresta uma maturidade, carisma e malignidade a um dos vilões mais filhos da p%&$# da tv.

Depois de vários atos de covardia, o guerreiro trácio é escravizado e sem opção  transformado no gladiador Spartacus que depois de muita exultação se esmera no treinamento e nas lutas pela possibilidade de ter a esposa de volta. Enquanto você é exposto à violência aguda dos combates, nudez de tudo que é tipo, sexo hétero e homossexual com cenas beirando ao pornô, a história das tentativas de ascenção de Batiatus e sua mulher Lucrécia (Lawless) é contada com todo requinte da crueldade romana.

A série durou 13 episódios e vai ter um prequel contando a história de Baltiatus até ele se tornar dono da casa dos gladiadores. Vai haver também uma segunda temporada com a substituição do ator Andy Whitifield que fez o protagonista, pelo cara do Prision Break, Wentwoth Miller. O motivo é o tratamento contra câncer de Whitifield revelado durante as filmagens.

Spartacus realmente existiu, foi mesmo um escravo e gladiador que liderou uma rebelião e fez um estrago no poderoso império romano. A série é claro, não segue os registros históricos. É recomendado o filme SPARTACUS com Kirk Douglas e, na boa? este,  talvez o melhor épico já realizado.

Nota pra série: 6,8 Atmospheras!

6 comentários:

  1. Vale mais do que 6,8 Atmospheras!
    1 - Qual a série que não se utiliza de cliches?
    2 - Muitas séries pegam caronas nos sucessos de cinema
    3 - Excesso de violência e nudez? Falamos da Sociedade Romana famosa por suas cruxificações, bacanais e uma alta dose política.

    8,5 Atmospheras fácil!

    ResponderExcluir
  2. É, dou o braço a torcer, especialmente porque a série prende a atenção pela trama acima de tudo. Mas não critico os clichês ou mesmo a estética 300, só digo que isso afastou as pessoas de conferirem uma boa série. Ela se vende como isso quando na verdade é bem mais. Agora, achei mesmo um excesso e mau gosto a nudez masculina. Uma coisa é mostrar pra situar comportamento, outra é dar ênfase como se fosse uma doutrinação de um gênero e acho que não é bem por aí. Aumento minha nota, mas p/ uns 7,5 e não se fala mais nisso, rsrsrs! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Deixa ver se eu lí direito, urbano, pra você não tem nenhum problema a nudez feminina, mas você achou a nudez masculina um "excesso e mau gosto"!? sabe o quão homofóbico isso soa?

    ResponderExcluir
  4. Sei sim, soa ZERO homofóbico.

    Sim, achei mesmo a nudez masculina excessiva e de mau gosto. Não tenho direito de achar isso? de ter essa opinião? sou homofóbico por não gostar de ver homem pelado? e se um homossexual (tal qual um dos meus vários amigos por exemplo) achar a nudez feminina excessiva e de mau gosto, devo insinuar que ele é heterofóbico? obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Tá bem, eu exagerei, mas não foi isso que eu quis dizer. Eu não acho que você é homofóbico só porque não gosta de ver homem pelado, eu acho que O SEU COMENTÁRIO é homofóbico por você dizer nele que a nudez feminina é boa e a masculina é ruim em uma série. Afinal, qual a diferença? Em ambos os casos estamos falando de nudez, independente do sexo. E eu não disse que você não tem o direito de achar isso, só acho que é um ponto de vista sexistamente ofensivo. E eu também tenho direito de achar isso, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Peixe200: obrigado. Apenas pra deixar tudo claro: eu achei a nudez masculina excessiva nesse caso em questão, tal qual eu achei a violência excessiva e algumas gags gráficas excessivas em alguns pontos. Mas nenhuma crítica quanto a homossexualidade. No máximo, acho que vc poderia classificar meu comentário como machista.

    ResponderExcluir