segunda-feira, 31 de maio de 2010

SÉRIES - Lost - Fim da série (Por Urbano)


Lost seu tempo?
Existe um pré-requisito pra se gostar tanto de Lost. Você tem que desconhecer ou ter assistido a pouco de Star Trek, Além da Imaginação ou até até mesmo Battlestar Galáctica. Séries que por exemplo, atingem pequeno público feminino. Em todas elas há incursões  bem mais intensas, elaboradas e criativas a realidades alternativas, viagens no tempo, vida e morte  num formato diferente sem dúvida. Mas se você não conhece, as coisas em Lost podem de repente te serem surpreendentes mesmo.

Pra quem considera senso crítico algo válido
Pois bem, comecei a assistir Lost bastante  interessado. Sou facilmente captado quando trabalham a imaginação com mistérios envolvidos que podem  ter a haver com sobrenatural  ou descambar pro meu gênero predileto que é a ficção científica. A primeira coisa que me pareceu no primeiro capítulo e também ocorreu a muita gente foi: "eles estão mortos." Mas pensei com meus botões; se os personagens estão mortos e essa é uma série que se pretende de mistério, é fácil demais. Devem ter coisas melhores preparadas mesmo que no final se revele isso mesmo. Não tinham. Pelo contrário. Não me decepcionei com o final de Lost pois logo no segundo capítulo da  primeira temporada , vi que quase metade dele é feito de cenas do capítulo anterior. O terceiro capítulo feito de cenas do primeiro e do segundo. O quarto com cenas dos anteriores e continuaram com essa cara de pau daí pra frente. Existe um nome técnico pra isso, chama-se encheção de linguiça. Quando percebi que era tudo que os produtores tinham, não vi porque ficar na ilha. E, sim, assisti a temporadas posteriores, mas sem nenhum frisson. Lost me pareceu picareta. Nada inteligente e extremamente apelativo pra fórmulas redondas.Bem mais interessado em ganhar tempo, fingindo muito mal saber o que estavam fazendo.  Daí o grotesco exagero da repetições de cenas ou a insistência em passagens que não levam a lugar algum, do que efetivamente levantar perguntas que eles tivessem a mínima noção da resposta.  Algo mais próximo de uma novela mesmo. Ficou evidente ao menos pra mim logo de cara, que os produtores fizeram um caça níquel oco que só não foi pior por conta da paixão dos fãs.


Quando os fãs são muito mais
O que Lost na geração internet gerou de interessante foi o que Matrix começou: discussões  por conta das perguntas levantadas. Os fãs completam os tremendos buracos de Lost com argumentos às vezes brilhantes que só não se mantém muito porque numa cena posterior a série aparece com outra peça sem encaixe. Mas tem fanboy que merece. É insuportável quando um fã de Lost percebendo que sua série vai chegar ao fim toda esburacada e sem respostas, começa a defender que a série não precisa de respostas e deve terminar sem nexo. Era mais honesto se mostrar decepcionado como fizeram a metade dos fãs até porque os produtores fizeram questão de dizer desde o início que tudo seria respondido; mentiram desgraçadamente. Desesperados (?) fizeram um capítulo final apelando pra "cenas tocantes". Desrespeito, descaso... nivelando por baixo.

Nota: 2 atmospheras.
Leia também: Fim de Lost por Márcio Quintella

Um comentário:

  1. A Maior Pegadinha da televisão, só faltou o Serginho Mallandro aparecer no final.

    ResponderExcluir