domingo, 16 de agosto de 2009

CINEMA - G.I. Joe - A Origem de Cobra




Bum Bum Bum!

É o que você escuta do Black Eyed Peas assim que sobem os créditos. Carambola! o que falar deste filme? estou com dificuldades ... bom, a adaptação do desenho animado Comandos em Ação, do qual eu não sou grande fã, é fiel aos escapismos de 8 anos de idade de um garoto com bonecos, quando a imaginação se concentra nos absurdos e exageros: mais tiros, mais explosões, mais luta. Nesse ponto em particular, nenhum filme é tão brincadeira de menino quanto G.I. Joe. Os fiapos de enredo são pontos de função apenas pra descarregar as armas até cansar. E cansa mesmo! Mas veja bem senhores; essa é a proposta. Se você não gostar de um filme todo surperficial, não tem porque ir ao cinema pra reclamar. Stephen Sommers, o diretor deste, é especialista em filme raso e, diga-se menos estiloso sim, mas muito superior em não contar história do que o Michael Bay (bluuargghh!!!).

Lembram do Van Helsing? é aquele interpretado por Wolverine (mutante que veste um personagem fictício chamado Hugh Jackman). Então? é aquele em que a gostosa da Kate Beckinsale se choca violentamente com tudo que é concreto, ferro, aço e nada acontece, aí ela esbarra num estofado e cai morta? é esse mesmo diretor. Eu me diverti com Helsing pois não havia o que esperar dele. É o caso do GI. Joe.

Veja que tosco: vilão cria uma arma de nanotecnologia e, ao invés de simplesmente guardar uma cópia pra si, deixa nas mãos dos mocinhos e passam o sufoco pra ter de volta. Pra fazer de conta que tem mais história, são mostrado flashbacks de alguns personagens. O mais hilário é o do Snake Eyes, o ninja mudo quando criança vai roubar comida e já encara uma extensa porradaria com um menino (claro que seria o futuro Storm Shadow) que supostamente foi treinado por um senhor idoso e gordo que faz questão de arrebanhar o novo moleque (olha a pedofilia...)

Senhores, o filme é tão cara de pau nos clichês e óbviedades que se torna uma boa duma comédia. Eu ri muito com G. I Joe! e não estou sendo sarcástico, é verdadeiramente engraçado! Tem uma cena que o Snake Eyes atravessa uma dessas salas com sensores especias e vai de cabeça pra baixo. Por que que não foi andando, cacete? em outro momento, personagem se joga de um prédio adivinhando que uma nave estará esperando por ele. Tudo é fortuito e entupido de coincidências a cada minuto. Agora, vamos dar o braço a torcer, um vilão é bem legal; comandante Cobra se mexe como uma serpente nos trejeitos e na fala. Os outros são annh... o de sempre. Com tanta correria descacetada, vem o cansaço. Faltando 40 minutos pra terminar o filme, desistimos de tentar encontrar alguma ordem na bagunça e torcemos pro negócio terminar logo pra gente tirar um cochilo. É quando aparece uma base submarina dos vilões. É uma construção tão escandalosa, que levaria uns trezentos anos e alguns muitos trilhões de dólares pra se construída. Pra que dominar o mundo se vc tem uma base daquela? tá bom, tá bom, é pelos brinquedos... mas isso me lembrou a Legião do Mal do desenho animado dos Superamigos. Onde os maus tinham tecnologia e poderes que poderiam mudar a história da civilização e usam pra assaltar banco e conseguir um milhão de dólares. Isso é o que G.I Joe te propõe.

http://www.gijoemovie.com/

Por: Urbano

Um comentário: