segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CINEMA – O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (por Marcio Quintella)

Personagens Diferentes, Numa Jornada Similar


     Confesso que nunca fui afeito à obra de J.R.R. Tolkien. Não li a trilogia d’O Senhor dos Anéis, tampouco seu antecessor, O Hobbit, que agora é levado às telas pelo mago das histórias fantásticas, Peter Jackson, que há havia traduzido em filmes toda a saga de Frodo, Sam, Gollum & Cia. Ltda.
     Dessa vez, Jackson nos conta a história que vem antes, que é narrada por Bilbo Baggins a Frodo, em forma de livro. A história conta a jornada (mais uma!!!) de Bilbo e um grupo de anões, que querem reaver suas terras, tomadas por um demoníaco dragão chamado Smaug. Para resumir o drama, essa jornada só terá fim, provavelmente, no terceiro (sim, haverá mais DOIS filmes!) e último episódio d’O Hobbit.

     Tecnicamente perfeito e visualmente bem cuidado, o filme é muito parecido com O Senhor dos Anéis, principalmente pelas nomenclaturas, tanto das terras e povos, quanto dos personagens bons e maus. É um tal de Thorin, Balin, Bofur, Bombur que, em muitos casos, não dá pra associar o nome ao dono dele, nos perdemos fácil ! Mas o roteiro, escrito a quatro mãos, inclusive por Guillermo Del Toro, compensa. O Hobbit é uma jornada que não cansa, alternando momentos de tensão com cenas de humor, drama e ação.     Falar do elenco não é tão complicado, haja vista que já conhecemos alguns personagens dessa nova jornada, começando pelo próprio Bilbo, aqui vivido tanto pelo jovem ator Martin Freeman como pelo veterano Ian Holm. Ainda temos Galadriel, interpretada por Cate Blanchett e o público e notório bruxo Gandalf, vivido pelo magistral Ian McKellen. Isso sem contar com o já popularíssimo Gollum, também interpretado de forma incontestável por Andy Serkis. E com a trilha sonora composta por Howard Shore, que também assinou a trilogia d’O Senhor dos Anéis, o filme fica mais interessante.
     De resto é aguardar pelas duas continuações, programadas, inicialmente, para 2013 e 2014. Até lá, o jeito é saborear o livro de Tolkien.



Nota: 8 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário