segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CINEMA - O Vingador do Futuro (por Urbano)

Menos do mesmo
3 Tomates atravessaram a estrada: - Olha lá o Colin Farrell! Bum! Aonde? Ratátá! Hein? Kablam!


O novo Total Recall parece tentar um gancho em alguma seriedade ao reduzir (muito) sua viagem aos mesmos lugares e eliminar Marte e todas as figuras pitorescas de mutantes e telepatas. Isso não é condenável; serviria pra afastar o filme do original e trabalhar melhor os outros pontos. Mas não foi bem assim; a nova versão acabou perdendo por subtrair porque tudo nela se resumiu ao personagem transitar pelas mesmas paisagens tech o tempo todo. É maravilhoso o trabalho de efeitos e visual e sim o cenário é o ponto alto do filme. Mas: cansa. Um ar vermelho faria bem.

Incomplete Recall

Douglas Quaid é um operário que mora numa favela futurista numa Terra que foi dividida entre a Colônia (onde ele vive) e a rica Federação Unida da Bretanha. Foram as áreas que sobraram após uma mencionada guerra química. Ele decide ir a uma lugar experimentar uma viagem de memória que é malfadada pois se descobre no processo que ele era um espião e sua memória até então real que já era implantada. Ou não.

Só 3 peitos
Len Weiseman, competente ao jeito dele e sabe-se lá porque, imitando a irritante assinatura de flares de J.J Abrams, concentra tudo em correia, reviravoltas meia boca e explosões. Não é um filme ruim, mas é daqueles onde tudo se espera não importa o quanto é bem feito. Fica a sensação de que deveria ser mais do mesmo e não menos. Poderia voltar a violência visceral de Verhoeven (o diretor da versão de 1990) e acrescentar nudez e alguma bizarrice. Algo com molho de um quadrinho da revista Heavy Metal. Se já conhecemos o final, que tal a trajetória até ele possuir mais cores, desvios e texturas? O filme caminha numa direção só e nos descobrimos anestesiados pelos efeitos.

A história original mesmo era do mestre da paranóia Philip K Dick (falecido em 1982) que (quase todo mundo sabe também) é autor da história que originou Blade Runner.

Nota: 7 atmospheras

Nenhum comentário:

Postar um comentário