sábado, 5 de novembro de 2011

CINEMA - O Palhaço (por Marcio Quintella)

E o Palhaço, o que é ? Leiam, que vale a pena !


     Palhaço, clown, bufão, saltimbanco...Muitos nomes, vários rostos, um só olhar, numa só direção: o público.
     Conheci muitos palhaços na vida: Carequinha, Arrelia, Piolim, outros não tão famosos, mas que possuíam a magia de transformar a triste face de uma criança num espelho de felicidade. Às vezes podiam estar com o coração triste, mas o que emanava de seu semblante era algo iluminado.
     E a história de O Palhaço é sobre um artista com a alma triste e incompleta. Benjamin, cujo alter-ego é o palhaço Pangaré, é um homem perdido que busca uma razão para voltar a sorrir, afrontado por sonhos que possuem o alívio para sua agonia, numa catarse quase que felliniana. Cercado desses fantasmas, ele vai procurar, fora de seu mundo, uma solução para o que lhe aflige.

     O onipresente e talentoso Selton Mello assina o roteiro em conjunto com Marcelo Vindicato, e também dirige esse filme que nos mostra o quão dura, complicada, triste, mas também divertida e poética pode ser a vida de quem vive e trabalha num circo. Num trabalho sensível, Selton capta o universo dos artistas envolvidos no ofício circense de forma magistral, simples e rocambolesca, e mostra que a vida é feita de poeira, suor e lágrimas.
     Uma gama de atores extremamente sui generis compõe o elenco ao lado de Selton Mello, a começar pelo ótimo Paulo José. Além desse, nomes como Álamo Facó, Fabiana Karla, Tonico Pereira, Moacyr Franco e o desaparecido Ferrugem complementam o cast.
Há de se convir que o jovem diretor já criou seu espaço e está consolidando seu nome como uma das grandes promessas do cinema nacional. Que venham mais filmes dignos de serem assistidos, como esse !


Nota: 9,5 atmospheras !

2 comentários:

  1. Selton Mello firmou seu nome como um dos melhores atores e diretores de filmes no Brasil, não há dúvida. Competente e cativador em seus papéis.
    Estou muito curiosa para assistir O Palhaço, creio que será ótimo.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Mathias, vc despertou minha curiosidade. Assim que sair em DVD, vou assistir.

    ResponderExcluir