domingo, 12 de junho de 2011

CINEMA - X-Men - First Class (por Marcio Quintella)

Aprovados Com Louvor !


O universo dos personagens Marvel ganha mais uma cria em versão cinematográfica. X-Men – First Class consegue dar fôlego à uma das franquias mais bem sucedidas da telona. Premissa básica: construir uma história que fosse consistente o bastante para conduzir os principais personagens, ou, pelo menos, a grande maioria, até um enlace comum. Valendo-se disso, o diretor Matthew Vaughn uniu-se a Ashley Miller, Zack Stentz e Jane Goldman e criou um excelente roteiro, possibilitando diversas tramas, reviravoltas e ótimas cenas de ação. Esse quarteto já havia trabalhado junto em algumas produções para TV e cinema, com destaque para Thor, Kick Ass – Quebrando Tudo e as séries Fringe e The Twilight Zone.

Com essa credibilidade, X-Men conta a história de como Charles Xavier, Erik Lehnsherr (Magneto), Mystique, Hank McCoy (Fera) e outros mutantes não menos importantes se conheceram e deram origem aos dois lados de uma mesma moeda. Vaughn também explora conflitos existenciais e batalhas interpessoais entre os personagens, que, sem se dar conta do poderio físico e mental que possuem, vão assumindo suas características mutantes gradualmente. Tendo como pano de fundo fatos históricos importantes (2ª Grande Guerra, Mísseis em Cuba e a Corrida Nuclear), X-Men pouco erra e não cai no marasmo de clichês e frases feitas de outros filmes de ação, ganhando personalidade e possibilitando uma provável continuação para a série.
O elenco foi bem escalado e todos se saem bem nessa primeira experiência. James McAvoy, Michael Fassbender, Jason Flemyng e Jennifer Lawrence, egressos de filmes de sucesso, são a chave mestra e se equilibram bem na companhia de experientes atores como Oliver Platt e Kevin Bacon, esse compondo um dos vilões mais astutos e podres dos últimos tempos. Até o eterno coadjuvante Michael Ironside dá as caras e interpreta um oficial da marinha americana prestes a morrer (mais do isso não dá pra contar !).
Não se pode deixar de citar algumas “homenagens” que o diretor presta a alguns filmes e seriados, como Viagem ao Fundo do Mar, O Império Contra-Ataca e a própria franquia, escalando Rebecca Romjin para aparecer numa das metamorfoses de Mística, sua personagem na trilogia.
Com isso, X-Men se mostra eficaz e não desagrada em todo aos fãs que idolatram Xavier, Magneto e sua trupe de mutantes.


Nota: 9 atmospheras !

Um comentário:

  1. Para começo de conversa, eu acho muito legal da parte de vocês publicarem duas criticas a respeito do mesmo filme e, assim, dando visões diferentes. Concordo com você sobre a qualidade do filme e também acho que o roteiro está muito bem elaborado, sem excessos ou clichês de sempre. A trama de fundo se encaixa perfeitamente com os personagens e torna ainda mais interessante o filme. Fico até imaginando como seriam esses mutantes em outros tempos como nas épocas em que o preconceito contra negros nos EUA era acirradíssimo. Seria polêmico, mas teria tudo a ver com o contexto deles, além de abrir espaço para mutantes mais conhecidos como Tempestade que inclusive aparece de relance na cena do cérebro.

    Você falou do ator Michael Ironside e não pude deixar de notar que já conhecia o rosto dele do seriado Smallville onde interpretou o General Lane, pai da Lois Lane. Legal, não? Bom, tenho muito a falar do filme, mas quero que saiba que gostei muito da sua critica e que te convido para ler a minha publicada no meu blog novo. Vou deixar o link caso queira ver, até mais.

    http://reflexaoheroica.blogspot.com/2011/06/x-men-primeira-classe.html

    ResponderExcluir