quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CINEMA - Karate Kid (por Marcio Quintella)


Uma Boa Homenagem !

O diretor John G. Avildsen tem em seu currículo filmes como Rocky, Um Lutador e Karate Kid. Dizem que ele é um cieneasta de "filmes de superação".
A história, de certa forma original, de um garoto que aprende a lutar karatê para contornar problemas pessoais, foi um ícone dos anos 80, teve três continuações (as partes II e III a cargo de Avildsen), e agora ganhou uma boa refilmagem pelas mãos de Harald Zwart, que não havia feito nada de significativo, além da pífia continuação da refilmagem de A Pantera Cor de Rosa, valha-me Deus !
No renovado filme, a história se mantém, em sua maioria, fiel à original, seguindo o roteiro em seus principais pontos, desde os conflitos pela adaptação de um novo lar, até detalhes da luta final com seu oponente que, nessa versão, é um garoto oriental, treinado por um professor com cara de torturador. Mudando as origens e o nome do personagem central, o menino Dre, após ser covardemente espancado por um gang de alunos de seu colégio, é ajudado pelo zelador, Sr. Han, a se tornar um expert em kung fu. Obviamente, o título do filme deveria ser Kung Fu Kid, mas isso, com certeza, atrapalharia toda a relação com o primeiro filme.
No elenco, Jayden Smith mostra que não é tão dependente do papai Will para fazer sucesso, e faz de seu Dre um personagem corajoso. E o elenco oriental cumpre com eficiência sua missão.
Bem, Jackie Chan, o que falar dele ? O bailarino mais famoso de artes marciais da atualidade não conseguiu ficar sem fazer uma cena de luta coreografada, mas isso não afetou sua interpretação do Sr. Han, um papel raro na sua carreira.
Zwart faz duas homenagens ao primeiro filme: a cena em que o Sr. Han tenta pegar uma mosca com o hashi, aqueles pauzinhos de comer, mas a mata com um mata-mosca, e o momento em que ele limpa o capô do carro, numa clara referência ao treinamento que o Sr. Miyagi aplica a Daniel Larusso.
Provavelmente haverá uma continuação, mas vamos torcer para que essa homenagem se resuma a esse filme somente.

Nota: 8 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário