sábado, 4 de setembro de 2010

CINEMA - 5X Favela, Agora Por Nós Mesmos


Crônicas da Realidade
Vou fazer uma confissão abertamente: o cinema brasileiro nunca me encheu os olhos, nunca morri de amores por ele. Só que essa opinião vem mudando de uns tempos pra cá, depois que descobri algumas "pérolas" nas produções nacionais, como Divã, Estômago, Salve Geral, Chico Xavier, bons documentários, etc...
5X Favela, Agora Por Nós Mesmos também é uma boa exceção, trazendo cinco histórias que poderiam ter saído de uma página de jornal, sobre o cotidiano de qualquer morro carioca. Sua versão original, de 1961, contava com nomes ainda iniciantes no cinema brasileiro: Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirzman, Marcos Farias e Miguel Borges. A versão atual ficou sob a batuta de Diegues na produção, e a turma dos grupos Cidadela/Cinemaneiro, CUFA, Afroreggae, Observatório de Favelas e Nós No Morro levou à tela tudo o que aprendeu nas oficinas ministradas por nomes como Nelson Pereira dos Santos, Fernando Meirelles e Walter Salles, criando os roteiros e dirigindo todas as histórias , com destaque para Concerto Para Violino, conduzida com segurança por Luciano Vidigal, um cruel retrato da realidade, que pode ocorrer em qualquer comunidade. No elenco, alguns nomes conhecidos como Hugo Carvana, Thiago Martins e Roberta Rodrigues garantem boa qualidade de atuação.
Enfim, 5X Favela merece ser valorizado por sua contagiante forma de narrar o dia-a-dia de lugares tão próximos e tão distantes de nossas vidas.
Nota: 9 atmospheras !

Um comentário:

  1. Bacana, Quintella.
    Deve ser interessante o filme. E a proposta tem a ver com aquela defendida pelo Cinema Novo, de onde saíram as histórias originais: retratos sociais sem photoshop.

    Abraço!
    Valerio

    ResponderExcluir