sexta-feira, 25 de junho de 2010

CINEMA - Kick Ass - Quebrando Tudo

Altos e baixos numa adaptação que é quase corajosa
Eu tenho uma teoria de que alguém que decide os títulos de alguns filmes aqui pro Brasil luta incansavelmente pra afastar as pessoas do cinema... O título "Quebrando Tudo" me desculpem, me desculpem mesmo... mas p$%a que p%riu...

Kick Ass está sendo levado a status de obra prima mais pela paixão dos fãs do que pela qualidade em si. A adaptação do excelente quadrinho (resenha abaixo) de Mark Millar e John Romita Jr é respeitosa quanto à caracterização dos personagens principais e só isso já garante a adoração de muitos fãs porque filmes de alto orçamento com personagens mil vezes mais populares se empenham em descaracterizar o quanto puder.
O filme em si não é essas coisas (pare de me xingar antes de ler até o final), a direção de Matthew Vaughn não acerta no tom fazendo a intenção de realidade soar muito mais trash do que efetiva. Ao final, idéias infelizes dão uma bela estragada no que a obra tem de melhor, a brincadeira com a plausibilidade.


Aaron Johnson é a pele de Dave, um nerd que perde a noção do perigo e quer tornar verdadeiro seu escape da realidade se tornando o Kick Ass, um herói que salta telhados e patrulha as ruas. Se na HQ as consequências de Kick Ass são grifadas com violência rasgada, aqui há o erro de atenuar demais essa violência. Passagens que estavam a noite no gibi dando sensação maior de perigo, aqui, desperdiçadamente são diurnas. Decisões corajosas do personagem principal são transferidas a outro por conta de servir a mudanças na adaptação. Os combates em certo momento da Hit Girl (excelente caracterização e atuação da Chloe Moretz) perdem a estraçalhação e ganham improváveis saltos e golpes. Que pena. Em contrapartida, há algo pouco provável acontecendo: Nicolas Cage interpretando (há quanto tempo não via isso) seu Big Daddy é diferente do quadrinho mas, mesmo inferior, ainda é bacana e não ocupa espaço desnecessário.


Com a firmeza de Aaron Johnson e as partes que ficaram parecidas com a HQ, Kick Ass mesmo não sendo uma obra prima e dificilmente fisgando o público que não conhece o quadrinho, por comparação intenciona ter mais respeito com a caracterização dedicada e pode abrir caminho pra boas produções independentes.




NOTA: 7 atmospheras!


Leia também: Quadrinhos do Johandson

Nenhum comentário:

Postar um comentário