quarta-feira, 16 de junho de 2010

CINEMA - Fúria de Titãs


Raiva a toa

O remake do clássico está sendo execrado de forma exagerada e a maior coisa que contribuiu pra isso foi a péssima conversão pra 3D. Aliás, repare que James Cameron grita aos quatro ventos que é contra a conversão e ele mesmo converte seu Titanic em 3D. Ok então...
Voltando ao Fúria; cacetada, o filme é bom! Divertido, bem feito pacas (não vi em 3d) e pontuado de boas idéias. É uma incurssão moderna e um tanto pop. Mas "horrível?" por que? longe disso. O que calha de ruim no filme é o que vai ser ruim onde quer que ele atuar: Sam Worthingthon é péssimo. É um mistério ele estar estrelando (estragando) 3 superfranquias uma após a outra.

Mudou muito
A história é diferente do original e bobagem se você concordar que ele desrespeita a mitologia; os dois filmes desrespeitam (ainda bem) a mitologia original. Até porque uma olhada nela  e você percebe tantos absurdos que de jeito algum funcionaria num contexto pop. Perseu continua o bastardo de Zeus, mas não tá nem aí pra Andrômeda, a motivação dele é um clichê bem mais crível. Os deuses agora tem razão de ser pois sua fonte de imortalidade é justamente a devoção humana. Sem nós, eles morrem. Perde-se o "jogo" com humanos, perdeu-se as motivações por vaidade que eram bacanas nas divindades do antigo filme. Em troca, temos justificativas mais racionais que empurram uma história ágil e um tanto curta demais onde talvez não devesse, como seu desfecho com Kraken. Ressalto aqui um esmero assustador em relação a arte do filme. Algumas tomadas são como um imenso livro de pinturas fantásticas no telão. Boa pedida, bom cinemão.


Nota: 7 atmospheras!

Veja Também:
Trailer de Fúria de Titãs
Crítica do Imaginário Mundo do Dr. Parnassus
Crítica de Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Nenhum comentário:

Postar um comentário