sexta-feira, 21 de maio de 2010

CINEMA - Homem de Ferro 2 (por Marcio Quintella)


Lenha Pura !!!

No mundo das continuações cinematográficas, poucas se sobressaíram. Salvo exceções bem vindas como O Poderoso Chefão 2, O Império Contra-Ataca (uma das mais sombrias sequências já filmadas) e Star Trek 2 - A Ira de Khan (gancho para todos os outros filmes da franquia), outras produções existem somente para "cumprir tabela", como se diz no jargão futebolístico.
Homem de Ferro 2 não chega aos pés dos filmes citados, mas diante de tantas imbecilidades classificadas como continuação, sequência, blá, blá, blá, ele se sobressai e coloca o filme-piloto no bolso de forma soberba, pois tem um pequeno diferencial: um bom roteiro (Justin Theroux, de Trovão Tropical), que não extrapola as ideias apresentadas no original, conseguindo equilibrar ação e razão sob vários aspectos. Um deles é o fato de que Toni Stark é o alter-ego que muitos homens sonhariam ser: milionário (ou bilionário, vá lá...), famoso, influente e o melhor de todos: pega mulher a rodo ! Outro ponto a ser considerado é o dilema homem x armadura, ou seja, Stark é um homem comum que pode ser morto com uma bala na cabeça. Então, vale a pena ser o Homem de Ferro ? Jon Favreau, que, além de atuar como Esparro Sênior do bilionário, dirige o filme com mão certeira, sem exagerar na violência, mas usando a ebusando dos efeitos com precisão cirúrgica. Cenas como o duelo final e a perseguição aérea ao Homem de Ferro fazem valer o ingresso. Outro ponto a favor de Favreau (ficou difícil de ler isto !) é que ele conseguiu construir uma história dentro de uma história. Ou seja, o filme também é uma preparação para a chegada de Os Vingadores, já simbolizada pela figura de Nick Fury e da própria Viúva Negra.
Do elenco nada se pode dizer, além de estar afiado com o filme. Concordo com o Urbano, o que faz Don Cheadle no papel que foi tão bem representado por Terrence Howard ? Uma troca medíocre, por um ator que já fez filmes do cacife de Hotel Ruanda e Crash. Robert Downey Jr., mais uma vez, veste a pele de Toni Stark com canastrice e dignidade. Gwyneth Paltrow usa sua limitada sensualidade para interpretar Pepper Potts mais uma vez, e Sam Rockwell nunca disse a que veio. Bem que ele podia ter morrido atropelado na cena da corrida. O ogro Mickey Rourke coloca seus músculos e botox para compor Whiplash, o chicoteador dos infernos, e Samuel L. Jackson retorna com o emblemático Nick Fury, em mais uma alusão aos Vingadores. Agora...SCARLETT JOHANSSON !!! Quem diria que uma das atrizes mais insossas dos últimos tempos pudesse se transoformar num poço de luxúria que distribui socos e tapas a torto e a direito, fazendo de sua Viúva Negra um convite ao homicídio. Quer morrer feliz ? Morra nas mãos de Scarlett! A trilha sonora ensurdece geral por conta das músicas de AC/DC (Shoot to Thrill e Highway to Hell), The Clash e Queen, entre outros.
Depois disso tudo, o jeito é aguardar pelo Vingadores e mais uma continuação do Homem de Ferro, além dos filmes do Lanterna Verde, Thor e Capitão América. E, para aqueles que ainda vão ver o filme, fquem até o final dos créditos. Uma suspresa os aguarda...

Nota: 8,5 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário