quinta-feira, 22 de abril de 2010

CINEMA - Como treinar seu Dragão

Coma poeira Turok!


Eu sei que você vai conferir Alice de Tim Burton em 3D. Eu também vou pela qualidade de sua equipe de artes que sempre faz um trabalho exuberante. Mas vamos dizer a verdade: sabemos que Alice vai ser um filme ruim. Afinal, é do Tim Burton que deveria ser apenas diretor de arte e mais nada, ele não possui a capacidade de contar bem uma história. Então, antes de você sair do cinema revoltado porque eu tenho razão, vá assistir, mas vá mesmo assistir em 3D a Como treinar seu Dragão. Uma vertiginosa surpresa da Dreamworks pela qual eu torci o nariz e devo agradecer ao ilustrador Ismael por ter me convencido a conferir o filme. Como os cinemas e a vergonhosa propaganda mal feita do maravilhoso Os Fantasmas de Scrooge não me deixaram conferi-lo em 3D (horários ruins, propaganda que não atraiu o público causando pouco tempo em cartaz, etc.) digo que Como Treinar seu Dragão é de longe o melhor uso de 3D já feito (depois de Scrooge que só pude ver o trailer). Não há em Como Treinar apenas o uso da profundidade, aqui o dragão parecer estar voando mesmo em frente a tela do cinema,  não dentro dela. Coisa que de longe esmaga os vôos aguados de Avatar. E não é apenas porque é bem feito técnica e artisticamente, a direção de Den de Blois e Chris Sanders  consegue uma ótima história mesmo externando uma série de clichês. Concentrou força no personagem principal, o sagaz menino Soluço que quer ser aceito em sua comunidade como um poderoso guerreiro viking sem levar o mínimo jeito pra isso e com um golpe de sorte consegue contato com o mais veloz e amedrontador dragão que seus conterrâneos combatem. Chris Sanders repete o estilo que usou em Lilo e Stich e faz a criatura mais aerodinâmica com características ousadas pro que conhecemos como dragão. Muitos momentos divertidíssimos, cenas impressionantes e em algunscasos assustadoras fechando com corajoso final. Paga fácil fácil seu ingresso em 3D. Vontade de ver de novo.

Nota: 8,5 atmospheras!

Leia também: Nova animação de Sylvian Chomet o mesmo de Bicicletas de Belleville

Nenhum comentário:

Postar um comentário