sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CINEMA - Sherlock Holmes (por Marcio Quintella)



Um Guy Ritchie Bem Elementar...

Talvez o detetive que tenha o maior números de versões para cinema e TV a seu dispor (o segundo, com certeza, é James Bond), Sherlock Holmes ganha vida, desse vez, através da lente de Guy Ritchie. O diretor dos ótimos Snatch – Porcos e Diamantes e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (desculpem, eu não assisti RocknRolla...) conseguiu fazer de Holmes um detetive macho, brigão, inseguro, abilolado e outras características que muitos ainda não tinham emprestado ao papel, apesar do personagem já ter sido colocado até como viciado em heroína (Visões de Sherlock Holmes - 1976).
Na verdade, Sherlock é um misto de seus outros filmes, com cenas ágeis, enérgicas, personagens debochados (ainda que bem calcados nos originais das histórias de Conan Doyle), ações em câmera lenta (isso já está ficando meio maçante !) e situações tragicômicas. Apesar disso, o filme é bom, pelo que se presta a mostrar. Ritchie conservou o clima dos filmes de detetives, as elocubrações “viajantes” de Holmes, suas deduções inesperadas e coadjuvantes importantes, como o inspetor Lestrade e um grande arqui-inimigo que não vou dizer o nome, assistam pra ver !
O elenco está OK ! Ritchie espremeu todo o suco de Robert Downey Jr. para que o ator falasse um inglês britânico de cursinho pré-vestibular. Pra quem já viu vários atores na pele do investigador, entre eles o célebre Basil Rathbone, mais um não vai mudar nada. O Inspetor Lestrade de Eddie Marsan não fedeu nem cheirou, assim como a Irene de Rachel McAdams. Bem, o Watson de Jude Law...o ator empreendeu um toque de coragem ao personagem, que eu nunca tinha visto desde a época de Nigel Bruce. Botar o médico pra tocar o terror foi uma ousadia sem extremos do diretor.
Mais uma coisa que o filme TENTA transparecer é a idéia de que os dois amigos seriam gays. Fala sério, sem preconceito, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não vi nada de mais, a não ser um pouco de insegurança de Holmes em relação ao casamento do amigo. Espero que não me queimem em praça pública...No geral, vale um confere num sábado à tarde.
Ah ! Pra quem acha que ia ficar por aqui, está a caminho uma provável continuação. Espero que, dessa vez, com o inimigo que sempre esteve à altura de Holmes...


Nota: 7,5 atmospheras!

Um comentário:

  1. Cara, adorei, tava loka pra ver esse filme porque todo mundo estava falando que era maravilhoso, agradeço por uma critíca sensata,vou assistir com outros olhos agora. Bjos

    ResponderExcluir