sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CINEMA – A Todo Volume



AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCK AND ROLL !!!

Olá, amigos ! Meu texto de estréia por aqui é com um documentário que engloba três guitarristas de fases distintas do rock.
“A Todo Volume”, de Davis Guggenheim, oriundo das mais diversas séries de TV (“E.R.”, “24 Horas”, “Alias”, “The Shield”,...) e realizador do incômodo “Uma Verdade Inconveniente”, mostra a relação músico x instrumento com Jimmy Page, The Edge e Jack White, cada um desfiando seu rosário de acordes e timbres em seu estilo próprio, técnicas e métodos de utilização da guitarra.
Com narrativa quase que monocórdica, o filme cobre as fases dos três músicos desde o início da carreira ate os dias atuais, destacando momentos importantes, como no caso de Page, quando o “bruxo” visita o velho castelo onde os ensaios eram feitos à base de uma acústica quase medieval, e exibe trechos de velhos “standards” do rock. Explica os porquês de músicas terem sido gravadas de uma certa maneira, como no caso de “Starway to Heaven”, que mostra a origem da guitarra de dois braços, ícone do rock dos anos 70.
No caso de The Edge, o cara de preocupa mais em mostrar a Dublin do início da carreira do U2 do que em apresentar suas formas de esmerilhar o instrumento. Com exceção do grande modulador de sons que fazem de sua guitarra uma marca registrada da banda irlandesa, The Edge passeia pelos locais onde fizeram os primeiros shows e se lançaram para o mundo.
No case de Jack White, o que dizer ? Sinceramente, não curto “White Stripes”, acho a banda um clichê punk do cacete, e alguns sons de blues são mera recorrência. No filme, o cara exibe alguma criatividade em fazer instrumentos que são verdadeiros mutantes musicais. Mas é só. Na reunião dos três, o branquelo some e seu espectro é esmagado pela monstruosidade de Page e o carisma de The Edge.
No final, uma frase do bruxo Page resume bem a filosofia de vida desses malucos:

“Se eu escolhi ou fui escolhido pela guitarra, não sei dizer. O que importa é que me divirto bastante !”

Nota: Atmosphera 8 !

Um comentário: