domingo, 14 de junho de 2009

CINEMA - Star Trek




Amo Jornada nas Estrelas é...  fascinante.

Quando criança,
irmãs mais velhas comandavam a única tv que tinha em casa onde  passava Chacrinha no mesmo horário de Jornada que era exibido na Bandeirantes. Eu só assistia nos minutos dos comerciais na Globo. E o pior, minhas irmãs viam e reclamavam da porcaria do programa que era mesmo uma merda não importa quantos "artistas importantes" houvesse lançado, não sei que bem fez. Eu tinha tanto ódio, que desejava do fundo do coração que aquele respeitado apresentador que parecia deficiente mental, (eu realmente achava isso - aliás, não era não?) batesse logo as botas. Mas todo sábado ele estava lá e demorei muito a assistir a todos os episódios de uma série verdadeiramente inteligente e carismática como nenhuma outra.

Fã de Jornada sim, mas não do J.J. Abrams.


Não me odeiem. As duas primeiras temporadas que assisti de Lost apenas aborreceram e me conveceram que é puro marketing de dizer que é "a série" a fim de se criar um fenômeno e pegar quem assiste novela. Muitas mulheres que não dão a mínima pra séries de tv, assistem Lost. Eu não Lost meu tempo. Tem uma coisa sim que fiquei impressionado com JJ. Abrams que foi Cloverfield, uma pérola de impacto. Por isso, não soube o que pensar de Abrams e sua carta branca pra Star Trek. Felizmente o cabra (ou cabrita, dizem) acertou com a tripulação da Enterprise!

Upgrade e Downgrade
Erraram em: 1.Visual interno da Enterprise soft e feminino demais ao passo que a sala de máquinas parece uma fábrica antiga. 2.Coincidências absurdas! o ponto fraco do filme quando Kirk encontra por mero acaso o Spock velho num momento crucial. Com duas linhas de texto dava pra resolverem isso. Já havíamos aceitado a coincidência da nave viajar no tempo e encontrar outra da Federação no momento do nascimento do Kirk, cacete! 3. Reflexos!! nada me incomodou tanto quanto luzes em cada cena vindo direto na vista. Pra quê isso?

Agora, acertaram em quase todo o resto! divertido, inteligente, excelente rítimo e um fabuloso respeito aos fãs, estabelecendo este Star Trek como uma linha temporal diferente ao invés de propriamente reiniciar o que já estava estabelecido. Conseguiram sequências verdadeiramente emocionantes num filme espacial e eu mesmo presenciei algumas mulheres derramando lágrimas nessas cenas. Palmas ao JJ. Abrams de quem ainda não sou fã, mas que fez este fã de Jornada feliz com uma escalação de elenco tão afinada e diálogos bem escritos que foram os sustentáculos do filme. E não ficaram só nessa; uma coisa que sempre me incomodou em Jornada foram as armas. Qualquer pistola do século XX sempre foi mais rápida e eficiente que as lentas armas laser ou faser do futuro. Os fasers agora são dinâmicos e dão medo.

Engage!

http://www.startrekmovie.com/upgrade_flash.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário