domingo, 27 de janeiro de 2013

CINEMA – Jack Reacher: O Último Tiro (por Marcio Quintella)

Ethan Hunt + Claus von Stauffenberg = Jack Reacher


     Por que eu fiz a curiosa soma acima? Bem, acredito que, se somarmos as qualidades do público e notório personagem de Missão Impossível com as do militar de Operação Valquíria, teremos algo bem próximo da personalidade de Jack Reacher, figura principal do filme homônimo, estrelado por Tom Cruise. Nele, Reacher é um andarilho que não tem ponto fixo de parada, está sempre em movimento, sem se comprometer com coisa alguma. Mas ele tem que interromper sua jornada ao “nada” para ajudar um conhecido que foi acusado de matar cinco pessoas a esmo e que, agora, pede que Reacher faça algo por ele.
     Baseado no livro de Lee Child e dirigido por Christopher McQuarrie, que é mais conhecido pelos roteiros de Os Suspeitos, Operação Valquíria, O Turista e, também, Jack Reacher, o filme possui ingredientes de espionagem e ação bem equilibrados, onde, como já era de esperar, nada é o que parece. A trama bem urdida e escrita nos faz raciocinar com Reacher em todos os momentos, e até nos empresta seus sentimentos em certas partes do filme. E como todo bom filme que mistura os gêneros citados acima, é óbvio que um segredo tem que ser desevendado. Mais do que isso, é contar o filme todo.
     Além de Tom Cruise, que cumpre com competência o papel principal, o elenco ainda é fortalecido pela belíssima Rosamund Pike, no papel da advogada Helen Rodin, Richard Jenkins e o veteraníssimo Robert Duvall, numa atuação soberba como Cash. Para finalizar, destaco no elenco o cineasta Werner Herzog, já consagrado por dirigir e criar o roteiro de Aguirre, A Cólera dos Deuses, O Enigma de Kaspar Hauser, Fitzcarraldo e, mais recentemente, O Homem Urso e O Sobrevivente e, também, a breve passagem da bela Alexia Fast, como Sandy.
     Mais um bom filme para o currículo de Cruise que, decididamente, se conformou em interpretar personagens voltados para o grande circo do “cinemão pipoca”.


Nota: 8 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário