terça-feira, 2 de outubro de 2012

CINEMA – Ted (por Marcio Quintella)


Altos e Baixos de se ter um amigo...urso.


     Responda rápido: quantos amigos você tem, de verdade ? Amigos do tipo que nunca te viram as costas, estão sempre dispostos a compartilhar tudo e são quase que seu espelho, em tudo o que você faz. Complicado, né ?
     Pois John Bennet, o personagem principal de Ted, essa comédia escrachada que joga em nossa cara cenas cruas e totalmente sem princípios, um dia teve esse desejo e criou para si o estereótipo do amigo perfeito, que nunca falha, e está sempre junto com você, pro que der e vier. O resultado foi um amigo urso, que criou vida a partir de momento “mágico” na vida dele, que é responsável por sua formação moral e construção de valores pessoais que cercam a vida de muitos americanos. Só que totalmente ao contrário. Ted é desbocado, obcecado pelo sexo em suas variadas formas, bebe, fuma e tem opiniões sobre todos os assuntos, ou seja, uma personalidade complexa e sem escrúpulos.
     Seth MacFarlane, em sua estreia na tela grande, já é conhecido por desenhos animados de cunho tão sem moral quanto esse filme: American Dad e Uma Família da Pesada. E nesse filme não poderia ser muito diferente. Apoiado num roteiro escrito por ele, Alec Sulkin e Wellesley Wild, Ted (o filme) tem uma verborragia politicamente incorretíssima, onde explora todas as facetas e situações da vida americana de forma grotesca e, às vezes, repugnante. Com personagens secundários que beiram a indecência e a violação de costumes, Ted é recheado de passagens que seriam facilmente aplicáveis à vida cotidiana, mas que são jogadas debaixo do tapete. Só que ele tem coragem de mostrá-las e explorá-las ao máximo do histrionismo.     O elenco conduz bem o filme, e todos, de certa forma, estão ótimos no papel. Mark Wahlberg interpreta um adulto infantil com todas as neuras próprias da idade. John Bennet é quase um homem com síndrome de Peter Pan, mas que, no final, se salva. Mila Kunis, Giovanni Ribisi e outros completam o time que fez de Ted um filme muito interessante, além de destacar a presença de Norah Jones, Patrick Stewart na narração em off e Sam J. Jones , o eterno Flash Gordon da década de 80.
     Ted é, sobretudo, um filme que nos ensina que a amizade tem seu lado bom, mas que amigo demais pode, quem sabe, se tornar seu inimigo.

Nota: 9,5 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário