domingo, 12 de fevereiro de 2012

CINEMA - Os Descendentes (por Marcio Quintella)

Nada É O Que Parece !


     O tema “dramas de família” já foi explorado diversas vezes no cinema, em filmes como Kramer x Kramer, Gente Como a Gente, Laços de Ternura e Beleza Americana, todos com suas histórias sobre momentos distintos de uma família americana, no caso.
     Mas se é para falar de drama, não contem com o Sr. Alexander Payne, que já nos brindou com Sideways – Entre Umas e Outras, literalmente. Os Descendentes, seu último trabalho, conta a história de um homem comum, Matt King, e seus vários dilemas: a doença de sua esposa, a relação com as filhas problemáticas e tomar uma importante decisão que pode afetar a vida de habitantes de uma das ilhas do Havaí, que nos é mostrado do ponto de vista humano, e não turístico, sem suas praias paradisíacas e cinematográficas. Ou seja, uma boa propaganda contra o estado, tipo "NÃO VENHA AO HAVAÍ !". O roteiro de Payne e Nat Faxon é até bem escrito, mas daí a ser uma preciosidade...

     King, na verdade, não padece de nenhum mal, e seus dramas são tão profundos quanto um pires de leite, se tornando extremamente previsíveis após um determinado tempo. Nada para se emocionar, ou odiar, ou amar. Tudo tão óbvio que chateia, aborrece. E, para complementar, a trilha sonora composta somente de músicas tocadas na base do ukelele (guitarra havaiana) deixa o filme mais maçante ainda.
     E lá vem o Sr. George Clooney, que já interpretou o “solteirão gostosão cheio de amor pra dar” de Amor Sem Escalas, agora na pele de um “casado gostosão cheio de problemas”. Astro de bons trabalhos como Syriana e Conduta de Risco, Clooney padece no papel do protagonista, sem saber onde colocar suas caras e bocas para montar um Matt King de responsa. Além dele, o outros são meros coadjuvantes, desde os veteranos Robert Forster e Beau Bridges, até os não tão estreantes Matthew Lillard e Judy Greer, com um bom destaque para Shailene Woodley, no ótimo papel da filha mais velha de Matt King, Alexandra. Com um currículo de peso em séries de TV, Shailene é uma promessa de boas atuações no cinema.
     Enfim, um filme para não se perder tempo saindo de casa, podem esperar ser disponibilizado em DVD/Blu-Ray.






Nota: 5 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário