terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CINEMA - As Aventuras de Tintim (por Marcio Quintella)

Simples ? Sim ! Perfeito ? Quase...


     Dos quadrinhos para a tela. É uma equação simples, certo ? Eu diria que Spielberg QUASE acertou. Utilizando a mesma técnica com que foi feito Avatar, As Aventuras de Tintim coloca o jovem herói e seu inseparável amigo Milu, criados pelo cartunista belga Hergé, na tela grande e não decepciona os fãs que já conheciam suas peripécias dos quadrinhos. E está aí, talvez, a única falha do filme.
     Dirigido por Steven Spielberg e com produção de Peter Jackson, ou seja, nomes que dispensam apresentações de seus currículos, o filme se baseia em três livros distintos: O Caranguejo das Tenazes de Ouro, O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham, O Terrível, onde o terceiro é continuação do segundo. O roteiro de Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish faz um entrelaçado dessas histórias para mostrar o início da amizade entre Tintim e o Capitão Haddock e, também, para explicar a trama que envolve a descoberta do tesouro de Rackham. Por conta disso, talvez algumas cenas tenham sido exageradas e sem explicação. Como eu conheço as histórias, não escreverei aqui para não perder a graça.

     Mas o importante é que isso não tira créditos do filme, perfeito visual e tecnicamente. Cada detalhe retratado no livro é reproduzido de forma magnânima, os personagens foram minuciosamente copiados e caracterizados nos atores (estão todos lá, desde Dupond e Dupont até Madame Castafiore) e os efeitos são de primeiríssima qualidade, e posso afirmar que As Aventuras de Tintim é um filme para 3-D. Os que tiverem disposição para gastar mais um pouco, assistam no IMAX !
     Dessa vez o elenco fica submisso aos personagens e suas falas e trejeitos. Jamie Bell, Daniel Craig e os outros atores foram competentes em sua missão. Isso sem falar de Andy Serkis, um craque do mocap, técnica utilizada para capturar movimentos e transpor para um modelo digital, que já vimos em O Senhor dos Anéis, King Kong e Planeta dos Macacos.
Estão programados mais dois filmes para o jovem Tintim, então vamos torcer para que o time que está ganhando não seja modificado.


Nota: 9 atmospheras !

Um comentário:

  1. Sim, gaste um pouco mais, assista no IMAX e pegue uma conjutivite como sua filha Hannah já que o materal dispensado aos clientes (óculos) não são esterilizados.

    ResponderExcluir