terça-feira, 15 de novembro de 2011

CINEMA - A Casa dos Sonhos (por Marcio Quintella)

Insônia...


     O diretor Jim Sheridan já nos deu bons filmes: Meu Pé Esquerdo, Em Nome Do Pai e O Lutador (todos estrelados por Daniel Day-Lewis) são alguns deles. Pena que nem todos trabalhem com uma certa regularidade com relação à qualidade de seus trabalhos, e A Casa Dos Sonhos é uma prova disso. Tomando como base alguns velhos clichês de filmes de suspense, Sheridan nos mostra algo que nem assusta, nem provoca outras sensações, apenas nos deixa com a impressão de que algo passou em branco e nem notamos.
     Com a velha máxima “família se muda para uma casa onde outrora ocorreu um crime sanguinolento”, A Casa Dos Sonhos conta a história de Will Atenton, que vai experimentar uma nova vida ao lado da família “perfeita”. O local, a princípio uma forma de reconstruir sua vida, passa a ser palco de passagens mais do que esquisitas. Velhos chavões como “há alguém lá fora”, “ouço barulhos no porão” e “porque ninguém me diz o que realmente aconteceu” vão perseguindo o personagem até o desenlace final, onde tudo é explicadinho, mas nem tão convencidinho. O roteiro de David Loucka não ajuda muito, e algumas pontas ficam soltas e confusas. O filme patina feio em alguns momentos e certas cenas são realmente desnecessárias.

     Os atores se esforçam para salvar a produção, que conta com o heróico Daniel Craig encabeçando o elenco. Seu trabalho não consegue se impor e os outros personagens padecem de uma grande dependência dele. Rachel Weisz, Naomi Watts, Elias Koteas e até a excelente Jane Alexander trabalham duro para fazer de A Casa dos Sonhos um filme assistível, mas o que eles nos entregam é um mero pastiche e colagem de outros filmes, só que de qualidade duvidosa.
Vamos torcer para que Skyfall, mais um filme do imortal James Bond, coloque novamente a carreira de Daniel Craig nos eixos. Um ótimo ator que não merecia passar por esse constrangimento.


Nota: 4 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário