sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CRÍTICA - Temple Grandin

Que bom que você existe, HBO!

Pois é amigos, o mundo pode estar sendo tomado por "ô manolo" e "massa véio" da vida... mas existe uma resistência pro entretenimento inteligente que consegue enxergar por cima do imenso muro de mentalidades neobobices que se nutrem com a internet. Se há na indústria uma preocupação em agradar massas (quantidade significa dinheiro) nivelando por baixo com fórmulas mastigadíssimas, HBO é um oásis onde podemos nos divertir sem sermos ofendidos. As vezes a ousadia se traduz em sexo e violência (que graças a boa maestria da HBO é sempre dentro de um contexto) outras vezes em contar uma história que em tese, teria pouco atrativo. Por exemplo,  o que diabos é Temple Grandin e por que eu pararia pra assistir isso?

Claire Danes (Exterminador do Futro 3) interpreta a história real da autista Temple Grandin. Se de cara você se afasta porque um tema "história real" envolvendo drama e doença é promessa de firulas, exageros, chororôs e acima de tudo um filme chato, tô contigo. E por isso mesmo fiquei fisgado já que o filme passa longe disso. Sim, Temple é autista, sua dificuldade de comunicação é enorme e ela ainda lida com uma coisa do qual eu não tenho a menor afinidade: criação de gados. A direção de Mick Jackson te carrega pela história fazendo uso de gráficos bem simples e dinâmicos pra gente entender como é a visão da Temple.

Os recursos criativos de Micki tornam o filme divertido o tempo todo ao ponto de sua mensagem se revelar verdadeiramente intrigante quando você se dá conta. São o que nós entenderiamos como limites pelo autismo, na verdade avanços da mente de Grandin em abordar problemas de modo impensáveis por nós "normais." A quebra de fórmulas, sua segurança de que estava num caminho certo e seus mecanismos pra conseguir, com muita dificuldade, comunicar e provar sua razão. Temple literalmente revolucionou seu campo de trabalho passando a se tornar referência internacional. Veja bem, não por ser doente e fazer algo trivial supervalorizado por comparação, mas por mudar drasticamente sistemas que tiveram influência econômica direta afetando sabe-se lá quantas vidas. E se isso não é pouco, o autismo a partir de Temple passou a ter uma perspetiva de reinterpretação.

Se o filme tem defeito, eu diria ser a escolha da atriz Claire Danes pelo fato de ser fisicamente, muito diferente da real Temple. Mesmo assim, a interpretação de Claire foi merecida e premiada com o Emmy, assim como o prórpio filme e coadjuvantes Julia Ormond e David Strathairn. A voz reticente, o olhar com foco fugidio marcam o momento como alguém com uma mente como Temple tenta processar o momento de uma vida e sua abrupta interrupção.

Nota: 10 Atmospheras!



12 comentários:

  1. Apesar do enredo parecer clichê deve ser bom mesmo . quero ver a interpretação de Claire que não sei se segura um papel tão difícil .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Wow! Realmente parece ser super interessante. Eu nunca tinha ouvido falar dela..
    Me interessei muito, vou assistir, certeza!

    O trailer me deixou querendo mais.
    Um filme que eu assisti sobre uma autista, mas é claro, não envolve tanta "ação" quanto este é o filme chamado Um Certo Olhar. Não sei se será de seu interesse, mas dê uma olhadinha.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua crítica esse filme parece ser bem legal mesmo, vou procurar para assistir!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Andy... a história já esta batida mas quem acaba fazendo a diferença é a atuação dos atores mesmo.

    ResponderExcluir
  5. vou procurar na net
    pq num tenho cabo =]

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti mas acho que Claire deve dar conta do recado , é um papel difícil de interpretar mas Claire não é novata , na verdade precisava de um papel desses para se firmar como talentosa , louco pra ver o filme .
    http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro filmes com histórias reais, parece que você se envolve mais com os personagens e dá mais vontade de ver!

    ResponderExcluir
  8. HBO é um otimo canal mas tenho que admitir que não conhecia esta historia e nem este programa mas tenhoa impressão que não é muito o meu estilo mas verei um dia

    ResponderExcluir
  9. Claire ainda vai levar Oscar. Tenho certeza disso desde o momento em que li DiCaprio dizer que ficara impressionado com sua atuação em "Romeu + Julieta"; quando ele era o maior galãzinho de Hollywood, comentou que Claire o encarava sem desviar o olhar e isso a diferenciava da certa reverência das outras atrizes. Claire encara, e seus olhos expressivíssimos ainda vão papar o carequinha de ouro. Curiosidade: por acaso a personagem em questão foi aquela que inventou a "máquina de abraçar"? Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. V: obrigado pela dica, irei sim assistir "Um Certo Olhar."

    Fernanda: Sim, é a mesma pessoa que inventou a "máquina de abraçar" e isso é mostrado no filme. Abs!

    ResponderExcluir
  11. Agora me diz:

    Pq diabos este filme não saiu em DVD aqui no Brasil?!?!!?

    Já tá respondido: aqui é Brasil...

    ResponderExcluir