sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Crítica - SUPER 8 (por Urbano)

Aqui vai um "desserviço": cada vez mais difícil encontrar um filme legendado? informo que SUPER 8 está fácil de baixar gratuitamente na internet com boa qualidade de áudio e vídeo. Esse é um protesto de quem quer ir ao cinema e não assistir em casa. Paradoxal? 

Por que baixar um filme querido se a graça está em conferir numa tela de cinema? NADA substitui a tela de cinema. Amo cinema. Mas o cinema não me ama. Eu quero conferir tudo em tela grande. Quero sentar numa poltrona confortável e partilhar a experiência com centenas de pessoas. Rir junto, se surpreender junto. Mas acontece que quero fazer isso ouvindo o som da minha preferência; o áudio original falado na língua original, com as vozes dos atores tal qual foi planejado pra ser. E a cada semana, seja na rede Cinemark, seja no UCI, seja no Grupo Araújo, eu vou ficando sem opção. Mesmo quando o filme é exibido em várias salas, ele está dublado em todas elas. Tem exceções? sim: em horários cada vez mais improváveis como 21:30hs, 00:30hs.  Odeio dublagem nacional? de forma alguma. Mas quero ouvir as vozes do elenco principal. Quero ter opção. O ingresso é caro. O ingresso numa sala 3D que muitas vezes decepciona; mais caro ainda. A internet é opção, é realidade. O cinema que eu amo não me quer? a internet é aquela piranha que te aceita sem cobrar. E com som original e legendado.

SUPER 8
O adolescente Joe perde a mãe num acidente horrível, ele e seus amigos são fãs de cinema e planejam fazer um filme de zumbis.Meses depois enquanto filmavam próximo a uma estação de trem, presenciam um acidente que libera uma criatura na cidade onde vivem.
Banhando o drama de uma relação com rachaduras entre Joe ( Joel Courtney)  e o pai  (Kyle Chandler)  , policial na pequena cidade, eventos estranhos vão acontecendo além de uma entrada pesada de militares. O grupo de amigos vai se envolvendo com o que está acontecendo e o modo como esse envolvimento é mostrado que é o gostoso de se assistir Super 8.  Até gostaria que o filme tivesse uns 20 minutos a mais pra  poder explorar os coadjuvantes que são legais. Cheio de referências evocativas como bicicletas, planos altos, panorâmicas da cidade e crianças que se comportam como crianças e não como irritantes mini-adultos, Super 8 puxa esse lado dos filmes dos anos 1980  tal como sentimos saudades deles em que tínhamos um mínimo de envolvimento com os personagens, suas rotinas, família e ambiente e ainda usando corretamente os avançados efeitos digitais da atualidade.  O acidente de trem já é impressionante em si, assim como o excelente designer da criatura que me pareceu ter inspiração japonesa. Com um elenco todo impecável e essa pegada assumidamente spielberguiana, J.J Abrams fez um filme divertido e envolvente sim, mas tal como em Star Trek, algumas coisinhas na história poderiam ter tido mais atenção. Vou falar delas, mas leia apenas se você já viu o filme. Primeiro a nota:

Nota: 7,3 atmospheras!

Se já assistiu, pode ler abaixo:
1.Um imenso trem de carga acerta uma caminhonete, o trem se espatifa, explode em vários lugares, arrebenta toneladas de metal... e a caminhonete apenas amassada com seu tripulante vivo. Pera lá J.J Abrams, pera lá...

2. Aparece um negão no filme e a gente diz: ihh,, tradição americana: vai morrer suando, fazendo careta e sofrendo. E acontece EXATAMENTE assim. Não dava pra acabar com isso não? não dava pra fazer diferente? não é racismo isso, cinema americano? Essa cartilha incomoda.

3. A criatura: tem o mesmo plano do alien de Engima de Outro Mundo: fazer buracos pra se esconder e construir uma nave usando pedaços do que conseguir na Terra. Não dava pra ter uma originalidade aí? assim como a cena final de todos olhando pro alto?

É ranzize da minha parte, eu sei. Mas eu queria dar 10 para esse filme e não 7,3. 


Um comentário:

  1. Também gostei desse filme, notei os mesmos erros mas não chegaram a me incomodar o "curta metragem" durante os créditos finais fechou com chave de ouro.

    ResponderExcluir