sexta-feira, 8 de julho de 2011

CINEMA - Exposição "Rio: A Arte da Animação

Saldanha, O Simpático !


Será aberta ao público, nessa sexta-feira (08/07) a exposição Rio: A Arte da Animação , no Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco 199,Centro) abordando o acervo criado pela produção do filme Rio. Storyboards, esboços de cenários e personagens e o processo de montagem computadorizada do filme estão expostos para visitação até o dia 04 de setembro.
Na última quinta-feira o evento foi inaugurado oficialmente, com a presença do diretor Carlos Saldanha, que recebeu imprensa e outras mídias de comunicação para uma entrevista coletiva. O Atmosphera2 esteve presente e conseguiu emplacar uma pergunta ao diretor.


Atmosphera2 – Como é a escolha dos dubladores que participam do filme ? Ela é feita segundo a idéia da voz que os personagens possam ter, ou o nome de um determinado ator tem peso e/ou influência no momento da seleção ?


Saldanha – Normalmente, o que fazemos é elaborar uma descrição de cada personagem, um briefing, destacando as características da personalidade, voz e comportamento. Depois, selecionamos um grupo de, aproximadamente, dez atores para cada um deles, e vamos fazendo uma “filtragem”, para chegar até a escolha definitiva. Posteriormente, fazemos testes de interação entre os personagens com as vozes dos dubladores, para saber se houve um determinado “casamento”. É óbvio que nomes famosos do cinema tem uma grande influência nesse processo, e o interesse de um determinado ator ou atriz pelo filme dá mais cartaz à produção. Mas isso não é uma regra, pois o que importa é a harmonia entre personagem, dublador e elenco como um todo.


Na foto ao lado, o carismático diretor e este blogueiro que vos escreve.

2 comentários:

  1. Onde fica o local da exposição? Parece bem bacana, apesar de não ter gostando tanto da história a animação é excelente.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Genaro, é no Museu Nacional de Belas Artes. Verdade, a história caiu em algumas fórmulas, mas a animação foi bem competente.

    ResponderExcluir