terça-feira, 28 de junho de 2011

Comentando - Guerra dos Tronos

O Inverno Chegou!


Assistir à primeira temporada De Guerra dos Tronos é de verdade uma experiência pros nervos.

  A adaptação do livro Guerra dos Tronos:  As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martim contou com sua produção executiva o que em tese garante fidelidade. Não li os livros (diacho de vida curta) mas lembro bem de uma série que me hipnotizava quando era menino: A Bela e a Fera com Ron Perlman e Linda Hamilton. Episódios tinham roteiro de George R.R. Martin e já pediam do público uma paciência. Não haviam grandes cenas de lutas, tudo era lento e intimista.

Baixe a resistência com o início de Guerra dos Tronos porque a viagem vale a pena. Sim é uma série de fantasia, mas olha, quem escreve aqui admirado nem é fã do gênero. Não curto Harry Potter, gosto do Senhor dos Anéis muito mais pelos efeitos visuais do segundo filme. Reclamo sempre que desde o primeiro os hobbits  poderiam ir voando nas águias convocadas por Gandalf e preferiram ir a pé queimar o anel, burrinhos. No entanto, Game of Thrones foi uma porrada. Me fez respeitar o universo de fantasia que como fã de sci-fi sempre o enxerguei uma coisa menor e com pouca imaginação (salvo exceções como Livros da Magia de Neil Gaiman e o interessantíssimo Fábulas, mas aí estou falando de outras mídias). Clique pro texto completo, abertura e teaser.


O mundo é o fictício Westeros onde o clima se comporta muito diferente e o inverno pode durar uma vida. Na história, apenas alguns idosos conheceram o inverno anterior que está às vésperas de voltar e sabe-se lá quanto dura dessa vez já que eles experimentaram muitos anos de um bom verão. Bom no que se refere a temperatura. Há uma muralha imensa que separa a civilização de uma floresta já repleta de neve. E algo muito terrível vive nessa floresta. Na parte civilizada há sete reinos, a história vai te apresentando aos poucos junto com os personagens. Muitos e todos densos. É onde você aprende a imprevisibilidade de importâncias.

Tire as crianças da sala.

Diferente de séries que volta e meia mostram uma bunda ou peitos pra provarem que são adultas, saiba que nudez, violência, incesto e outras quebras de valores são integrantes e não elementos chamarizes. No enredo complexo, além de conversas ácidas que em si fazem uma graça pra te aliviar da atmosfera às vezes pesada demais, há uma produção caprichada pra deleitar os olhos pelos palácios, indumentárias, fotografia belíssima e não posso deixar de comentar, corpo delícia da atriz Emilia Clark.

Muito compensador parar e entrar nesse difícil mundo de Westeros.

Minha nota ( e meus amigos sabem como sou chato) não é menos que:

10 atmospheras.

Fique com a viciante abertura e um pequeno trailer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário