segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estômago



Há pérolas do cinema nacional que, por mais premiada e reconhecida que seja em alguns níveis, não conta com uma distribuição de um Tropa de Elite ou E se Fosse Você da vida.


Estômago é de 2007. Uma comédia de humor negro tão bem orquestrada, que ao final da exibição você se pergunta como demorou tanto pra saber da existência.

Tão inocente quanto despretensioso, conhecemos Nonato (João Miguel), nordestino à deriva num metrópele que passa a trabalhar num boteco a troco de comida e lugar pra dormir. Com um talento nato pra culinária que ele mesmo nem desconfiava, acaba revolucionando o lugar com uma simples coxinha, até chamar a atenção de um dono de restaurante de verdade que lhe oferece um cardápio melhor de possibilidades. Brilhante e ao mesmo tempo um paquiderme, Nonato enxerga na vida apenas o que o braço alcança com seus apegos pouco exigentes e mesmo assim, seletivos. Sua história é contada em duas linhas temporais, na segunda delas, Nonato está na prisão. Leia mais...


Mesmo que a gente consiga antecipar alguns destinos, a direção de Marcos Jorge é um banquete na condução dos eventos e de um elenco com um capricho como pouco se viu. Não bastasse a história boa por si mesmo e toda pontuada de momentos hilários, cada personagem tem suas nuances, tics e maneirismos sutis muito vivos.  Seja na puta gulosa, (mais no sentido gastronômico mesmo) entrega da Fabiula Nascimento, no sempre casca grossa presidiário de  Babu Santana ou no desnível de controle do dono do restaurante, perfeição de Carlo Briani. Pro texto não ficar longo demais e não ser apenas uma metralhadorea de elogios, não dá pra citar cada personagem secundário, mas aqui, todos: as outras putas, os outros presidiários... todos os personagens de fundo tiveram capricho de seus pilotos. Com direito a participação do titã Paulo Miklos  com o melhor nome de marginal ever.

Agora... Nonato... não há comparativos.  Ele não é construído, parece coisa nascida e vivida. Tímido mas visceral quando necessário, contido e meticuloso... um dos personagens mais surpreendentes da história do cinema sem a menor dúvida.

A nota... não pode ser outra:

10 Atmospheras! (isso porque não existe 11)


http://www.estomagoofilme.com.br/

O trailer está aí embaixo, mas quer saber? não assista. Alugue ou compre o DVD e seja surpreendido:

Nenhum comentário:

Postar um comentário