domingo, 3 de abril de 2011

Comentando - Besouro Verde







Surpresa verde!


O que define um bom filme? há uns que eu não gosto mas vejo várias vezes como se fosse música, Matrix Reloaded é um. E há filmes que eu gosto demais mas  não tenho menor vontade de assistir de novo como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Filmão de Michel Gondry.


E taí; inusitado por inusitado, Michel Gondry pegou o filme do Besouro Verde que quase foi feito por Stephen Chow e  Kevin Smith  e pôs um cara nada a haver pro papel principal : Seth Rogen. Digo nada a haver pelas minhas lembranças da série Besouro Verde que podem estar equivocadas.
 Aliás, Besouro Verde não surgiu nos quadrinhos como muita gente pensa. Foi uma novela de rádio de 1936 que ganhou sua primeira  série em 1939. Eu lembro das reprises de Besouro Verde (que eu assistia em preto e branco) quando eu tinha lá os meus 5 anos. Portanto na série, o herói que eu me lembrava, resolvia mesmo os problemas enquanto Kato (Bruce Lee) apenas ajudava. Na versão de Gondry, Britt Reid,  rico herdeiro do jornal A Sentinela, decide se tornar herói por uma perspectiva banal. É quase isento de qualidades e totalmente dependente de Kato (Jay Chou) que aqui é um gênio. Não sei quantos fãs de Besouro existem no mundo e não sei até que ponto Gondry foi respeitoso com o original. A verdade é que mesmo não tendo a menor atração pelos trailers e peças de divulgação, foi com surpresa que me vi entretido pelo filme em todos os momentos. Gondry desconecta  os filmes de herói, mantém aura nostalgica de armadilhas e até um vilão tentando ser caricato (boa, mas um tanto parecido demais com o carismático vilão de B-13) e ainda os exageros da pirotecnia atual com uma mega divertida sequência de carro destruindo tudo dentro de um prédio. Não esperava metade disso.  Torço que Gondry volte ao mundo dos heróis uma vez mais. Quem sabe algo com poderes? um filme do Shazam por Gondry seria.. inusitado.

Senti falta de mais da trilha original dop Besouro.
O elenco trem Cameron Diaz, Tom Wilkinson, Edward James Olmos e  inclui  uma curiosa participação de James Franco.

Nota: 7,7 atmospheras!







Nenhum comentário:

Postar um comentário