segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CINEMA - Entrega do Oscar (por Marcio Quintella)

Um Oscar Real, Com Pinta de Virtual


A entrega do Oscar, em sua 83ª edição, foi uma noite de poucas surpresas. A festa apresentada por James Franco e Anne Hathaway proporcionou alguns momentos insólitos. Com o início das premiações feitas por prêmios técnicos, a cerimônia ganhou um brilho com a presença de Kirk Douglas, que anunciou Melissa Leo como a vencedora do Oscar de melhor Atriz Coadjuvante por O Vencedor. Em seguida, Justin Timberlake e Mila Kunis anunciaram os prêmios de animação, onde The Lost Thing levou em Curta, e Toy Story 3 abocanhou o de Melhor Longa. Javier Barden foi o escolhido para entregar o prêmio de Roteiro Adaptado para Aaron Sorkin, por A Rede Social, e o de Roteiro Original para O Discurso do Rei.

Após um pequeno número musical de Anne Hathaway, Helen Mirren e Russel Brand apresentaram o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, que foi dado para a Dinamarca por Em Um Mundo Melhor. Em seguida, Reese Winterspoon entregou o prêmio de Ator Coadjuvante para Christian Bale por O Vencedor, batendo o favorito, Geoffrey Rush. Hugh Jackman e Nicole Kidman anunciaram o prêmio de Melhor Trilha Sonora, que foi dado para Trent Reznor e Atticus Ross por A Rede Social. Após isso, Matthew McConaughey e Scarlett Johansson entregaram o prêmio de Melhor Mixagem de Som para A Origem. Eles também entregaram o Oscar de Melhor Edição de Som para o mesmo filme.Marisa Tomei anunciou a entrega de prêmios técnicos, previamente entregues em cerimônia independente. Em seguida, Cate Blanchett entregou o prêmio de Melhor Maquiagem, que foi dado para O Lobisomem, e de Melhor Figurino, entregue para Colleen Atwood, por Alice no País das Maravilhas. Kevin Spacey apresentou duas músicas indicadas para Melhor Canção Original, de Toy Story 3 e Enrolados. Amy Adams e Jake Gyllenhaal entregaram os prêmios de Melhor Curta Metragem, dado para Stranges No More, e Melhor Curta Com Teor Dramático, dado para God of Love. Em seguida, Oprah Winfrey anunciou o Oscar de Melhor Documentário, que foi para o americano Inside Job, desbancando o “meio” brasileiro WastLand (Lixo Extraordinário).

Billy Cristal fez uma apresentação sobre festas passadas de entrega do Oscar, citando antigos Mestres de Cerimônia, entre eles Bob Hope, que foi um prelúdio para que Robert Downey Jr. e Jude Law fizessem o anúncio de Melhores Efeitos Especiais, entregue para A Origem. Apresentaram, também, o Oscar de Melhor Montagem, dado para A Rede Social.
Jennifer Hudson apresentou as duas últimas canções concorrentes, de 127 Horas e Onde o Amor Está. O vencedor foi Randy Newman, com a música de Toy Story 3. E como já é tradição, a Academia homenageou os atores e profissionais de cinema falecidos no ano passado, entre eles Dennis Hopper, Tony Curtis, Leslie Nielsen, Claude Chabrol e Irvin Kershner.
Kathryn Bigelow anunciou o prêmio de Melhor Diretor, dado para Tom Hooper por O Discurso do Rei. Jeff Bridges apresentou as concorrentes a Melhor Atriz, e Natalie Portman levou o prêmio por Cisne Negro. Em seguida, Sandra Bullock anunciou os concorrentes a Melhor Ator, entregando o prêmio, merecidamente, para Colin Firth.
Por fim, Steven Spielberg entregou o prêmio de Melhor Filme para os produtores de O Discurso do Rei, uma vitória anunciada há tempos.
Enfim, mais uma noite sem sustos e de muitas honras. E não se pode mais dizer que o Oscar não seja uma festa popular, haja vista a premiação quase que democrática aos principais filmes.
Até 2012 !

Um comentário:

  1. Fala sério, o Brasil esperava mesmo ganhar algum Oscar com aquele lixo politizado chamado "Lula, o filho do Brasil"??? Fala sério...é forçar de mais a barra pra enfiar certas cosias goela abaixo do povo...

    Se tivessem indicado Tropa de Elite 2 quem sabe...

    O filme está sendo tão bem visto no exterior que o diretor pode até ser convidado pra dirigir o proximo Robocop, não foi isso que vc disseram?

    A Origem foi show demais, muito bom! (eu tb gosto do tema, então...)

    E gostei muito desse rei "gago", achei que ele mereceu o Oscar, representou muito bem o papel.
    Filme ótimo.

    Abraço!

    ResponderExcluir