quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CINEMA - Incontrolável (por Márcio Quintella)

Mais Um Filme Com a Marca "Tony Scott"

Acho Tony o mais fraco dos irmãos Scott. Ridley, o mais velho, é um vencedor nato, haja vista Os Duelistas, Alien, Blade Runner, e isso sem contar com o premiadíssimo Gladiador ! Apesar disso, Tony tem em seu currículo filmes como Top Gun, Um Tira da Pesada II, Maré Vermelha, Inimigo do Estado e O Sequestro do Metrô 1,2,3.
Em seu trabalho mais recente, Incontrolável, inspirado numa história real (no estado da Pensilvânia, um trem desgovernado ameaça descarrilar na cidade operária de Stanton, carregado de substância tóxica), Scott conta mais uma vez com a competente ajuda de Denzel Washigton, com quem ele já havia trabalhado em Deja Vu, Chamas da Vingança e os citados anteriormente Maré Vermelha e O Sequestro do Metrô 1,2,3. A química parece que deu certo, já que o filme joga na tela o drama e o suspense pelos quais passaram todos os que se envolveram nesse episódio, prendendo a atenção de forma radical, uma vez que o personagem principal se mantém firme em seu propósito de se esborrachar e causar uma dos acidentes ferroviários de maior expressão nos EUA.
Scott foi feliz em suas tomadas de ação e as seqüências internas nos trens, bem como em cenas pessoais, onde o elenco conseguiu passar todo o drama causado pela situação. Contando com uma montagem de primeira qualidade, de cortes precisos e milimétricos, o filme consegue fazer suar até o último fio de cabelo. Pode até ter havido um certo exagero em cenas de maior perigo, mas isso não afetou o ritmo da história.

O elenco, além de Denzel Washington, que dispensa comentários por seu Frank Barnes, conta ainda com Chris Pine, que não havia feito nada de interessante até ser jogado dentro da Enterprise, encarnando o jovem Capitão Kirk. Pine interpreta Will Colson, novato que enfrenta o trem desgovernado juntamente com Barnes. Além da dupla, Rosario Dawson coloca no bolso o papel da Supervisora Connie Hooper, e Kevin Dunn e Ethan Suplee complementam como Michael Galvin e Dewey. Um elenco reduzido, face à enormidade do monstro sobre trilhos que, praticamente, domina o filme.
Resta, então, saber qual a próxima brincadeira da dobradinha Scott / Washigton.

Nota: 7,5 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário