domingo, 19 de dezembro de 2010

Falecimento - Blake Edwards

O Humor Fino Ficou Mais Grosso

Morreu na última quarta-feira o renomado diretor Blake Edwards, de pneumonia, num hospital da Califórnia. Tinha 88 anos e era casado com sua eterna musa, Julie Andrews, há mais de 30 anos.
Edwards foi o responsável pela tônica sutil e irreverente do cinema, entre as décadas de 60 e 80, ao realizar filmes como A Pantera Cor de Rosa, Um Convidado Bem Trapalhão, Mulher Nota 10 e Vitor ou Vitória, este último estrelado por sua esposa.
Além desses filmes, Edwards foi o responsável pelo sucesso Bonequinha de Luxo, coroando tanto o nome de Audrey Hepburn como atriz de primeira grandeza, quanto Moon River como um dos maiores clássicos da música do cinema.
Apesar de ser um nome de peso do cinema mundial, Blake Edwards nunca recebeu um Oscar por seus filmes, somente uma indicação pelo roteiro de Vitor ou Vitória. Em 2004, recebeu um Oscar pelo conjunto de sua obra.
Mas talvez sua maior tristesa, ainda em vida, tenha sido ver as aventuras da grande amiga Pantera Cor de Rosa serem transformadas em esterco pelas mãos de Shawn Levy e Harald Zwart, com Steve Martin no papel que foi imortalizado por Peter Selers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário