segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Crítica - Meu Malvado Favorito

Lançado em DVD a excelente animação Meu Malvado Favorito e eu me torturo por ter deixado passar no cinema.

A gente não consegue assistir tudo na tela grande, rola uma seleção natural (essa foi bem Darwin). E foi num comentário a princípio coerente de um crítico que dizia que o Gru, protagonista de Meu Malvado, era meio que uma cópia do Dr. Evil de Austin Powers que é claro, um amálgama de vilões do 007, que eu decidi esperar o DVD. Isso porque  saturado de Austin Powers, linkei uma coisa a outra.  Bobagem. Há claro uma semelhança com Dr. Evil e claro, há uma semelhança também com Pinguim do Batman. Isso de modo algum desmerece o filme.
Gru (voz de Steve Carel que manda bem aquié o estereótipo do vilão alemão  num mundo onde os heróis não são apresentados. A competição é de malvado pra malvado. E quando um deles consegue me roubar uma pirâmide do Egito asssumindo in loco o posto de pior vilão, Gru inconformado tem de fazer uma coisa esculhambante. Como dizia Akira e Tetsuo: "The moon?" "Yes, the moon."

Pra roubar a lua, Gru precisa de um empréstimo bancário (banqueiros são tipo, pior ainda que os vilões) pra construir num foguete e ainda roubar um encolhedor do talentosíssimo vilão Vetor

Se os diretores franceses Pierre Couffe e Chris  Rewnaud tem sabidamente um roteiro fórmula de redenção, eles não disfarçaram isso e souberam pontuar sem enganação todos os clichês. Todas as gags esticam cartoons de Dick Vigarista e há oscilações entre obveidades e uma surpresinha visual se abrindo aqui ou num canto da tela, especialmente com os hilários ajudantes histriônicos de Gru. É apaixonante a direção de arte distorcendo os elementos e puxando a perspectiva como uma sombra elástica. Isso te carrega no filme todo sem enjoar e valorizando as ações dos personagens, que, repito, se não s~]ao absolutamente originais e mesmo a boa mensgem você já viu antes, o foco aqui é outro. Meu Malvado funciona. Se tiver o 2, estarei na estréia.

Essa animação é a primeirona  da Ilummination Entertainment. Mais do que boa estréia.

Nota: 8,9 Atmospheras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário