sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rio Comicon - agora que acabou... (por Urbano)


Foi o melhor  evento nerd em muito tempo no Rio de Janeiro, mas teve gente que não pensou assim e a gente explica porque

Amigos foram ao Rio Comicon bem no início e voltaram sem meias palavras: putos. Nada de Panini, evento vazio... do jeito que estavam, se encontraram algum inimigo no meio do caminho, coitado do sujeito.... Decepção você não tem dificuldade de encontrar descritas nos fóruns. E isso quer dizer coisa boa: o público quer, tem um desejo agudo de mais Comicon. E as pessoas voltaram fulas porque dentre outras coisas, não conseguiram comprar os heróis da Panini. Panini... você deu mole e perdeu uma grana considerável sem atentar pro seus leitores. E aliás, aproveito e emendo que, todas as pessoas que conheço e não conseguiram comprar revista da Panini ali, tem gigas de scans em seus HDs. Quadrinho é uma coisa de paixão e tem gente que ainda não entendeu. Editoras, que tal colocar quem curte e entende de  quadrinhos nos cargos certos, hein?

Falando nisso, minha experiência foi diferente; fui no sábado meio que vacinado com a descrição dos  decepcionados e, com a expectativa baixíssima, encontrei outra coisa. Mal dava pra andar tamanha a quantidade de nerds por metro quadrado. Se uma bomba explodisse ali, boa parte da inteligência nesse país estaria extinta. Não posso mudar a opinião dos meus amigos face ao que eles vivenciaram, inda mais todos sedentes de um evento desse porte no Rio.  Mas se eles estivessem presentes no sábado, teriam sua raiva atenuada. Estar entre milhares de pessoas que entendem uma cultura adulta e nesse caso refinada de quadrinhos, algo tão específico entre as atrocidades cometidas por uma cultura (?) que respira um Faustão ou Datena da vida, não tem preço perdoem o clichê.

Entendam o meu ponto: a pessoa que vai à Bienal do Livro não necessariamente é fã de literatura. A maior parte vai porque viu no Jornal Nacional e quer fazer um passeio diferente. Pro fã de quadrinhos a dimensão é outra. Topei com ilustradores, blogueiros e próprios quadrinhistas o tempo todo. É meio que estar na Liga da Justiça, algo assim. Não consegui várias coisas que queria como o autógrafo de Milo Manara apesar de ter ido à palestra. Ao que parece aliás, não o orientaram corretamente. Sua palestra centrou em focar Fellini o que dá a entender que Manara imagina que no Brasil, seu sucesso é ancorado no cineasta. Não Manara, a gente aqui não se importa tanto assim com Fellini. Gostamos de mulher pelada e queríamos saber mais em como você as desenha tão bem. Pra quem foi à palestra, vale comentar o sujeito que não sabe operar arquivos e a escolha de uma bela, mas inexperiente tradutora que testou a paciência dos irmãos Caruso (Paulo e Chico, mediadores da mesa)... e a nossa.

Voltando ao amor; se  P não responde mais às minhas mensagens, PP estava distorcendo a compreensão da realidade dos homens e lésbicas presentes ao evento. Você não entendeu? eu explico a metade: Pietra Príncipe, toda de branco do programa Papo de Calcinha bateu o recorde de virar pescoço de nerds. E olha que a moça estava vestida (até demais). Pra quem gosta da coisa como eu, tinha também uma coelhinha da Playboy caracterizada de acordo. Erotismo na exposição do Manara e fora dela. Não, infelizmente não pude tirar foto das gostosas, não consegui me concentrar o suficiente...

O Fail: Faltou lugar decente pra um lanche. Impossível reunir todos os amigos num só ponto tamanha a confusão. Não houve espaço pra crianças, os banheiros ficam numa dimensão paralela onde o chão é feito dágua (e outras coisitas más), Marvel, DC e mangá passaram longe e tinha uma pizza do tamanho de um ladrilho como bem observou o Quintella, custando absurdos R$6,00.

No saldo, que venha mais Rio Comicon! Aprendeu-se com essa que o público foi subestimando. O evento pode ser 5 vezes maior do quer foi agregando o que ficou de fora e num lugar maior. E se é chato ter pessoas saindo no meio de palestras, nada de pôr o início delas às 20 horas, ok? nem todo mundo mora perto e tem carro.

Ah sim, dentre pessoas que conheci, me chamou a atenção as meninas do Ladys Comics que fizeram uma das melhorers coberturas do evento. Acesse a página delas aqui

(Se qualquer pessoa que apareça nas fotos abaixo não curtiu, entre em contato que eu retiro imediatamente)


Manara, nem precisava dizer né?



Lançamento de Pequenos Heróis
Cammie de Street Fighter em defesa do ilustrador Ismael
Porca miséria! o cara não sabe mexer nos arquivos!

LEIA também:  webcomic do atmosphera2

Nenhum comentário:

Postar um comentário