segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EVENTO - Rio ComiCon

A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece !

A Rio ComiCon, que encerrou nesse último domingo, foi uma comunhão de estilos. Houve desde desenhistas idolatrados pelo público, como Milo Manara, até novos talentos, como Rafael Sica. Enfim, foi um evento que promoveu a arte dos quadrinhos de forma cosmopolita.
No sábado o Atmosphera2 esteve na Estação Leopoldina para conferir o que de mais atual está sendo lançado nesse mercado e, também, para ouvir as palavras de Milo Manara, mestre da arte erótica. Havia desde exposições de novos cartunistas até grandes autores e desenhistas. Uma área dedicada a Manara foi montada para expor algumas de suas ilustrações, como os trabalhos que fez em conjunto com Federico Fellini e gravuras dedicadas ao cinema italiano. Mais tarde, na palestra/bate-papo com ele, ouvimos muitas das suas histórias, novamente relacionadas ao trabalho com o diretor de Casanova, Oito e Meio e La Dolce Vita. Apesar de rica em conteúdo, a conversa fluiu de maneira lenta, pois Manara fala pausadamente, de modo a deixar a todos um pouco cansados. Mas nada que tirasse o brilho do encontro.

No domingo retornei para ouvir as história
 s do monstro dos quadrinhos brasileiros, Maurício de Souza, e, também, para presenciar a homenagem que seria feita a todos os nomes de peso que participaram do evento.
Maurício fez uma bela palestra, discorrendo sobre sua carreira como desenhista, criador, empresário e, atualmente, homem preocupado com as questões sociais. Explicou sobre a criação de seus famosos personagens e sua ligação com eles, bem como o processo de criação dos quadrinhos, desenhos animados, jogos e outros segmentos.
Para encerrar, foi feita uma reunião, congregando todos os nomes que participaram do evento, onde cada um deles pôde selecionar três fontes de inspiração do seu trabalho. Uma verdadeira homenagem dos homenageados.
Com isso, resta torcer para que a Rio ComiCon se
  torne mais uma atração do calendário de nossa cidade. Parabéns aos organizadores, que souberam manter o nível da qualidade das atrações desse encontro !

Obs.: Na foto ao lado, o blogueiro que vos escreve, minha filha Hannah, que tirou uma casquinha desse momento, e Milo Manara, que dispensa apresentações.

Nota: 9,5 atmospheras !

Nenhum comentário:

Postar um comentário