quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Crítica - The Runaways - Garotas do Rock





Sanduíche -iche-iche-iche-Cherry Bomb!


Kim Fowley, uma figuraça icônica da produção do rock até hoje, é apresentado a Cherrie Currie nos anos 70. Ela, menina boa de subúrbio, mas a peça que faltava pra uma idéia de vanguarda na época: banda pesada com mulheres. Na verdade meninas mesmo. Fowley é um tipo mestre Yoda bizarro da música e ensina os truques da Força até que elas tenham um nível de agressividade e sensualidade independente pra intimidar e se  fazer valer num mundo de homens berrantes.
Detalhe: com qualidade musical. Bons tempos em que um Justin Bieber passaria despercebido. Essa é a catraca da história real do filme The Runawyas que tem a sempre profissa Dakota Faning  (ela tá crescendo) e a surpresa das surpresas - ao menos pra mim - excelente interpretação da Kirsten Stewart, a mesma que fez a mingau sem açucar Bela (de que?) Swan da série Crepúsculo! Palmas pra ela; a moça aguenta vestir  Joan Jett, uau!
E aguentou dar conta da trajetória das ninfetas a direção de Floria Sigismondi o suficiente pra prender a atenção até o fim. Agradável de ver e mesmo cuidadoso, ainda rolou um "crahs", o peso cedeu em controvérsias sobre mérito das integrantes. Com a própia Joan Jett produzindo, o destaque acabou direcionado. Drogas, algum lesbianismo e a redenção pessoal da Cherrie são distribuídas um tanto distantes. Nós gostamos do filme e queremos mais , participar mais. Faltou talvez experiência da direção em nos jogar dentro desse mundo, ousar e tornar a experiência de ver a história das meninas uma coisa mais "pega no tranco" do que apenas um bom filme. Essas "badgirls" não são qualquer coisa, são parte da história do rock onde as possibilidades foram envergadas. Era pra porrada ser mais forte, mas vale assistir.

Nota: 7 atmospheras!

Um comentário:

  1. Bela resenha cara, a banda foi realmente um icone na época mostraram para todos que é possivel fazer uma banda só de mulheres assim como Girlschool que são praticamente da mesma época e tiveram como padrinhos os caras do Motorhead.

    ResponderExcluir