domingo, 30 de maio de 2010

FALECIMENTO - Dennis Hopper


Born To Be Wild !

Faleceu nesse último sábado, na Califórnia, o ator Dennis Hopper. Ele sofria de câncer na próstata e tinha 74 anos.
Um dos atores mais multifacetados (palavrinha difícil, né ?) da história do cinema americano, Hopper notabilizou-se por papéis, digamos, diferentes. A impressão que eu tenho é que, sempre que havia um personagem esquisitão, alguém ligava e perguntava se ele faria o trabalho.
Apesar das tribulações de sua vida pessoal, onde os inúmeros casamentos e seu envolvimento com as drogas deram o tom drástico de seu comportamento, Hopper fez de sua carreira artística uma constante busca por desafios, e os tipos incomuns eram o alimento de sua alma. Se ele interpretasse papéis comuns, ficaria uma grande porcaria.
Não digo que a carreira de Hopper tenha sido brilhante. Mesmo porque quem tem em seu currículo filmes como Waterworld, Chamas da Vingança 2, Super Mario Bros., entre outros, quer esquecer essa mancha negra. Mas marcar o cinema coom papéis em filmes como Easy Rider (onde também dirigiu), Apocalypse Now, Rumble Fish, Blue Velvet e Velocidade Máxima não é para qualquer ator.
Indicado duas vezes ao Oscar por Hoosiers e Easy Rider, sem nunca ter ganho, Dennis Hopper gravou seu nome na história do cinemão americano, onde poucos atores ousaram tanto em termos de diversidade e originalidade.

"...Head out on the highway..."

.

Um comentário: