segunda-feira, 26 de abril de 2010

CINEMA - Chico Xavier (por Márcio Quintella)

Há Um Filme Amigo Entre Nós...

Primeiramente, uma declaração: sou católico, apostólico, romano, praticante, não sigo a doutrina espírita nem acredito na reencarnação ou na comunicação com o mundo dos mortos.
Partindo desse princípio, assisti Chico Xavier - O Filme com um pé atrás. Será que ele vai me catequisar ? Será que vai dar mais ênfase ao espiritismo do que ao próprio Chico ? Uma das principais produções nacionais desse ano, Chico Xavier consegue ser totalmente imparcial. Tudo bem que não se pode dissociar um dos mais famosos médiuns do mundo da doutrina fundada por Alan Kardec, e vice-versa. Mas o filme narra de forma clara e correta sua vida em três fases distintas: o garoto que não entendia as coisas que lhe aconteciam, o jovem que iniciou-se na doutrina espírita e o homem que tornou-se referência para seus seguidores, na incansável busca pela comuicação e entendimento do mundo além da vida.
Daniel Filho, que errou feio com Se Eu Fosse Você 2, conseguiu concentrar-se na pessoa do médium, sem querer mostrar as características do espiritismo. O filme mostra também, de maneira muito superficial, sua ligação com Emmanuel, seu mais atuante guia espiritual. Com isso tudo, Chico Xavier é um bom filme informativo, e não uma mera obra biográfica. Mostra momentos marcantes e importantes da vida do médium e, assim, consegue expor, de várias formas, suas virtudes e, também, falhas como ser humano.
No elenco, obviamente, Nelson Xavier não interpreta, mas sim É, com todas as nuances, Chico Xavier. Ângelo Antonio e Matheus Costa, respectivamente Chico jovem/adulto e criança, cumprem sua função, vestindo corretamente a pele do médium. Além deles, Toni Ramos, Cristiane Torloni, Giulia Gam e Letícia Sabatella são os destaques menores, mas competentes.
Amparado pela sutil trilha sonora do monstro Egberto Gismonti, Chico Xavier - O Filme consegue ser isento de propaganda pelo espiritismo, e abraça fielmente seu mais importante representante no Brasil e, quem sabe, no mundo.

Nota: 8,5 atmospheras !

2 comentários:

  1. Muito bom dia Marcio!

    Adorei o filme, achei que em 2hs de projeção contar a vida deste fantástico médium é quase que um tabalho hercúleo. Acho que a produção como um todo está bastante profissional e a trama, mesmo sem conter aventura, sexo, tiros e mortes, consegue nos envolver num clima de atenção bastante profícuo ao entendimento do papel de Chico Xavier.

    Achei sua opinião bastante imparcial para um "católico praticante que não acredita em reencarnaçào". Só fiquei surpreso com esta sua última posição, pois a propria Igreja reconhece a existência da ALMA (vamos ao Ceu ou ao Inferno não?) e a comunicação com os mortos; como citado na Biblia com Jose de Arimateira, Paulo de Tarso, etc, e os anjos, arcanjos, etc.
    O próprio Jesus - mestre dos mestres reconhecido assim pela doutrina espírita - dialogou com entidades que o tentavam no deserto por 40 dias e noites. E o que são estas entidades?

    O filme mostra isso muito bem, sem nenhum misticismo, nas várias psicografias e situações enfrentadas pelo médium.

    Sugiro, como judeu, estudar a doutrina espírita um pouco mais a fundo (ESPIRITISMO NÃO É RELIGIÃO!) como venho fazendo há alguns anos, para perceber que tal é encarado como CIÊNCIA por todos seus praticantes, sem NENHUM DOGMA a ser aceito por imposição - o que as religiões como um todo, inclusive a minha, fazem sem pudor.

    O espiritismo possui uma lógica irretocável (o que me atrai em meus estudos) e prega sempre o que Jesus falou: caridade, fraternidade, compaixão.

    Forte abraço amigão! Continue em suas resenhas!
    David Ben Svaiter

    ResponderExcluir
  2. Apoio o que disse meu amigo de muitos anos Marcio, mas apoio também o que comentou o colega David.

    O filme realmente foi imparcial e mostrou bem um pouco do que foi a última vivência terrena sabida deste espírito de luz que foi Chico Xavier.

    Sou Católico por batismo, mas sou Espírita por escolha há muitos anos. Conheço muito da Doutrina e digo que ela respondeu para mim muitas perguntas que o Catolicismo não conseguiu responder. Não quero com isso criticar a Igreja Católica ou seus seguidores, de maneira nenhuma. Todos tem o "livre arbítrio" (mais um ensinamento da Doutrina) de seguir o caminho que melhor lhe convier.

    A Terra é mais um mundo de provas e expiações dentro do Universo de Deus e Jesus nada mais foi que o Espírito de Luz mais evoluído dentre nossos irmãos espíritos que teve a missão do Pai de nos mostrar (ou tentar, pelo menos) o caminho correto a seguir de forma que nossa evolução espiritual fosse mais rápida. Pena que nem todos (a grande maioria, por sinal) não aprendeu isso. Teremos muitas reencarnações ainda pela frente...

    Parabéns ao Marcio pela resenha e ao David pelos comentários. Siga em frente em seus estudos!

    Grande abraço aos dois sigamos em frente!

    ResponderExcluir