quinta-feira, 18 de março de 2010

RAREFEITO - Guerra ao Terror


Um Roteiro Original ?

Foi um grande amigo, a quem posso chamar de meu mentor intelectual, depois do meu saudoso pai, que me alertou para o fato: a idéia para o roteiro de Guerra ao Terror já havia sido utilizada num filme de 1959, estrelado por Jack Palance.
O que mais chama a atenção é que, apesar das situações serem diferentes (um filme se passa no pós-guerra, em Berlim; o outro, na guerra do Iraque), a essência permanece a mesma, ou seja, a de um grupo de homens que tem como missão desarmar bombas em campo de batalha, o que lhes traz grandes pressões e conflitos pessoais.
Não assisti Ten Seconds to Hell (A Dez Segundos do Inferno, título em português), e me dou certeza de que o filme tem mais atrativos do que Guerra ao Terror, uma mesmice sem fim. E Mark Boal, roteirista do filme atual, ainda viajou ao Iraque para entrevistar soldados e colher material para a produção de Kathryn Bigelow ! Depois, panfletou em frente aos cinemas, implorando para que as pessoas fossem assistir seu filme, caso contrário o mesmo seria retirado das salas de cinema. Quer dizer, apelação até o último fio de cabelo ou um ato nobre de divulgação?
Vamos torcer para que a próxima produção da dobradinha Bigelow/Boal seja mais interessante.

Obrigado, Roberto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário