quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CINEMA - Oscar 2010 (por Marcio Quintella)


Deu a Louca na Academia !

Todo ano é a mesma coisa: eu espero sair a lista dos candidatos ao Oscar de Melhor Filme para assisti-los antes da cerimônia de entrega para, pelo menos, ter uma noção de como está o nível das produções. Isso dá pra fazer com os candidatos ao prêmio principal. Outras categorias já fica mais difícil, só se eu tiver acesso aos filmes de outra forma, ou se fosse um jornalista, correspondente estrangeiro ou membro da Academia (Ops ! Aí já virou sonho !).
Nesse ano, parece que as coisas mudaram lá por Holywood, e resolveram aloprar geral, listando DEZ (eu disse DEEEEEEZ !) filmes, ou aspirantes a tal. Porque, sinceramente, indicar Amor Sem Escalas foi o fim da picada. Nada justifica esse filme estar entre os dez. Mas, tudo bem, vamos verificar os outros:

1. Avatar –Ouvi varias opiniões a respeito, quero tirar isso a limpo. O fato de ser o recordista de bilheteria não lhe dá o direito de ser um bom filme, haja vista Titanic;
2. Um Sonho Possível (The Blind Side) – A Academia adora filmes de superação. E ainda mais com a queridinha Sandra Bullock. Deve ter poucas chances;
3. Distrito 9 (District 9) – Bom filme, mas estaria no bolo somente para constar. Pelo menos é melhor que Amor Sem Escalas;
4. Educação (An Education) – Não conheço, mas tem o Alfred Molina, excelente ator. Já ganhou pontos por isso;
5. Guerra ao Terror (The Hurt Locker) – Juntamente com Avatar é o campeão de indicações (nove). James Cameron ensinou tudo direitinho pra sua ex-mulher, Kathryn Bigelow, e agora vai ter que engolí-la se ela ganhar;
6. Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)– Indicação na base da barra forçada, porque é um dos filmes mais fracos de Tarantino. Mas, como é Tarantino, é pecado mortal não gostar dele. Agora vou ter que assistir, mas prometo falar mal;
7. Preciosa (Precious) – Baseado no livro Push, tem Mariah Carey e Lenny Kravitz pra estragar o filme. Pode ser uma boa aposta !
8. Um Homem Sério (A Serious Man)– Os irmãos Cohen atacam novamente ! O milagre é que Frances McDormand, esposa de Joel, não atua no filme. Será que é tão esquisito quanto Onde Os Fracos Não Tem Vez ?
9. Up – Altas Aventuras (Up !)– Infelizmente a excelente produção da Disney-Pixar não tem muitas chances. Mas vale a pena torcer por ela. Vou assistir com prazer !

Quanto às outras indicações, Meryl Streep deve fazer sua tradicional queda de braço, na categoria Melhor Atriz, com a favorita da vez, Sandra Bullock, que figura em quarto lugar nas lista de atores mais populares de Holywood (Meryl é a oitava) . As outras indicadas (Helen Mirren, Carey Mulligan e Gabourey Sidibe) correm por fora. Vou torcer pela atriz de Preciosa.
Na categoria Melhor Ator a briga está feia. Com exceção de George Ha ! Ha ! Ha ! Clooney, a disputa deve ficar entre Jeff Bridges, Colin Firth e Morgan Freeman. Firth tem meu voto, por sua atuação em A Single Man, ainda inédito por aqui.
Torço para que Up - Altas Aventuras leve os prêmios de Melhor Animação e Melhor Roteiro Original, seria uma vitória e tanto !
E, mais uma vez, o Brasil fica de fora no quesito Filme Estrangeiro...

Bem, até dia 7 de março, quando acompanho ao vivo à cerimônia, ok ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário