domingo, 24 de janeiro de 2010

CINEMA - Sempre ao Seu Lado

Cachoeiras de Lágrimas

Sempre tive problemas com filmes envolvendo animais, principalmente cachorros. Isso porque sempre fui muito apegado aos meus amigos bichos. Mas enfim...

A história de Hachiko já foi levada às telas anteriormente, em 1987, para contar o verídico episódio de fidelidade entre um cão da raça akita e seu dono, um professor universitário da cidade de Shibuya. Durante mais de dez anos Hachiko foi esperar seu amigo na estação de trem, como fazia quando o mestre ainda era vivo. Morreu em 1935 e, em sua memória, foi erguida uma estátua como símbolo da amizade entre os dois.
Em 2009, Lasse Hallström (Minha Vida de Cachorro, Regras da Vida, Chocolat, …) formou uma “joint venture” com as Cataratas do Iguaçú e resolveu transformar o cinema numa verdadeira corredeira de lágrimas ao refilmar a história de Hachiko. Dessa vez ambientado em Rhode Island (EUA), Sempre ao Seu Lado é um filme correto, bem contado, sem ser piegas, que reproduz comoventemente a relação do cão pelo seu dono, agora protagonizado por Richard Gere, que não compromete. O restante do elenco, que conta com Joan Allen, Jason Alexander e o “japa de sempre” Cary-Hiroyuki Tagawa, dá conta do recado e cumpre suas funções de dar suporte ao herói canino, cujas cenas são realmente de cortar o coração.
Contudo, o filme não teria o peso emocional que possui se não fosse por um diferencial: a simples mas demolidora trilha sonora, conduzida pelo compositor polonês Jan A.P. Kaczmarek, que já havia ganho um Oscar pela trilha sonora do excelente Além da Terra do Nunca. Com isso, o filme se torna um grande ícone do “cinema chororô”.
Nota: 7,5 atmospheras !


Nenhum comentário:

Postar um comentário