quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Assisti Depois: Divã

Boa surpresa atrasada

Ôa, não me atire tomates; tem comentários de filmes mais recentes como Avatar (fraquim, fraquim) e a listas dos 10 mais e 10 menos de 2009 mais abaixo. Acontece que não dá pra assistir ou mesmo comentar tudo, mas estou me esforçando, combinado?

Senta que lá vem história; sabe aquelas propagandas de teatro que conseguem fazer tudo, menos dar vontade da gente ir ao teatro? aquelas mesmas horríves que as pessoas parecem dementes, exageradas e bobas falando todas juntas dizendo que é imperdível e tal? pois é. Esse foi o motivo de eu ter empurrado Divã mais pra frente. Quando na propaganada aparece a Lília Cabral falando do filme, me transmitiu uma idéia forçada... parecia as tais propagandas de teatro. Destruiu qualquer vontade que hipotéticamente eu teria de conferir o filme. Alguém me faça o favor de acessorar melhor a moça. Tudo que li nas entrelinhas é que era improvável do filme ser bom. Soma-se a isso um elenco global que inclui o Brandon Routh, digo, Reinaldo Gianecchini e outros atores manjadíssimos. Pois bem: macacos mordam o Popeye: o filme é bom! Nada de outro mundo, mas engraçado, carismático e que merece ser visto. Sei que se eu falar do elenco vai acabar te afastando mais. Tem por exemplo o José Mayer, aquele senhor que fala meia dúzia de coisas e hipnotiza ninfetas em novelas. Aqui, ele foge da rotina e interpreta!

Na história a Mercedez (Lília),que tem a vida quadradinha com marido e filhos, vai a um analista e num tropeço de autoconhecimento, se permite ousar mais quebrando a linha reta que seguia sem novidades. A graça nesse filme do José Alvarenga Jr, é na competência em mostrar despretensiosamente, situações hilárias e até dramáticas extraídas do cotidiano. A narração da Lília compondo uma imagem triste logo na abertura te conquistam fácil. Dali é se deixar carregar pela ambientação e direção de elenco que não falham. O momento de rir, o momento de se assustar... exagerado onde tem de ser, tudo num bom balanço natural. Fica o desejo de se ter mais uns 15 minutos pra desfrutar melhor de uma coisa bem feita do nosso cinema.

7,5 atmospheras

Nenhum comentário:

Postar um comentário