domingo, 8 de novembro de 2009

CINEMA - Substitutos (por Urbano)


Substitui por outra coisa

A dobradinha Bruce Willis + ficção científica está nos devendo um filme memorável. Tivemos o ótimo 12 Macacos, o divertido Armageddon e o bonito mas atropelado Quinto Elemento. Baseado no pouco conhecido quadrinho de Robert Venditi e Brete Weldele , no original The Surrogates, Jonathan Mostow trabalha a premisa de no futuro próximo, a humanidade ter a chance de possuir uma cópia mecânica de cada indivíduo com a aparência que quiser. Você fica em casa tranquilão enquanto pilota virtualmente seu susbstituto, podendo sentir qualquer coisa que ele experimentar exceto a dor. Se o susbstituto é destruído, você continua bem, é só comprar outro. Até que conseguem quebrar essa segurança e Tom Greer ( Willis ) vai lá investigar.

O que o filme tem de melhor é a abertura que lembrando a do O Sexto Dia (bobagem com Schwarzenneger de 2000) consegue dar em minutos uma forte plausibilidade desse futuro. Parece que vai acontecer inevitalvelmente e ainda vamos ver isto um tanto em breve.

Pena que não passa dai. Nada mais interessante em Substitutos é diferente do trailer. Todas as boas cenas de ação estão lá e o que não tem , Mostow copiou descaradamente de si mesmo do filme Exterminador do Futuro 3 como a sequência do carro. É de irritar algumas decisões, a que mais incomoda é ter James Cromwell como criador dos surrogates. Caçarola, ele é o criador dos robôs em Eu Robô e aqui repete o papel na cara de pau. Toma vergonha! Bruce Willis faz seu competente feijão com arroz, e nenhuma novidade em efeito especial num filme rasteiro. O interessante é que o cinemão americano viva nas refilmagens e não penso em filme que merecia tanto ser refeito com esse que acaba de sair do forno. Aliás, pra desenvolver um plot tão bom, o ideal seria uma minissérie pra tv explorando tantas nuances de uma sociedade assim. HBO salve-nos!

Nota: 4 atmospheras

Nenhum comentário:

Postar um comentário