segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DOCUMENTÁRIO - Religulous

Verdadeiramente imperdível!
Os escritores dos evangelhos nunca conheceram Jesus. O que todo pastor e padre com um mínimo de conhecimento em sua área sabe, mas não sei de nenhum que diga a não ser quando perguntado (e olhe lá!) é que os evangelhos foram escritos não por Mateus, Marcos, Lucas e João, mas por grupos de pessoas mais de 40 anos após a data da morte de Cristo. Ou seja, nada nos evangelhos foi relato de testemunha ocular. Nada, nadinha. Nadica de pitibiriba.

E vamos ser honestos? digamos que tivesse: não faria a menor diferença. O cristianismo e boa parte das religiões prega sofrimento como caminho para salvação. Salvação... de que?? do pecado de desobediência que Adão cometeu e por conseguinte já nasci errado? por conta de uma coisa que nem fiz? Ele que acertasse as contas com Adão, eu não tenho nada a haver com isso. Prega-se sofrimento porque o povão sempre sofreu e a religião é um condicionador muito lucrativo disso.

Como diz Bill Maher em Religulous: "religião é vender (literalmente, porque sempre envolve dinheiro) um produto invisível, é muito fácil." Dirigido por Larry Charles de Borat, Bill Maher brilha numa inteligência aguda e reagente. Deveras carismático, seu documentário não se atém a dados técnicos, ele chega até as pessoas e as provoca em suas próprias determinações. Rebate na lata toda réplica e quase sempre as pessoas não tem o que responder. Até o momento final, o documentário é muitíssimo divertido. É quando chega a mensagem de Maher nos lembrando o que de nocivo a religião já infectou ao mundo, o que ainda causa e o quanto é perigosa em nosso futuro. Não perca este de jeito nenhum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário