segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CINEMA/ANIMAÇÃO - A Era do Gelo 3












A primeira coisa que me vem à mente quando falam em Era do Gelo 3, é que se trata de uma produção de milhões de dólares dirigida por um brasileiro. Mesmo não sendo patriota ou qualquer dessas bobagens similares, não posso deixar de confessar que isso me deixa feliz e é pra mim como ilustrador, até mais significante do que um ator nosso em produções no exterior (não que eu também não curta isso, pelo contrário!) Carlos Saldanha faz um trabalho muito superior ao fraquinho Era do Gelo 2 que ele também dirigiu. Foi um senhor avanço em todos os quesitos, fazendo dessa terceira parte, muita mais divertida e elaborada.

A dublagem nacional como sempre está no primeiro nível, com exceção da Cláudia Gimenez que ainda não acertou, toda vez que a mamute Ellie fala, algo saí enfadonho e doído. Mas acho que só caras bem chatos como eu se incomodam. Márcio Garcia impressiona como Diego, Diogo Vilela como Manny e Tadeus Melo já é uma consagração como Syd.

Na história, as trapalhadas do Syd descobrem um mundo subterrâneo onde os dinossauros escaparam à extinção. Syd é preso neste mundo e lá vai a missão de resgate.

Os obstáculos consistem em comparação ao primeiro Era do Gelo e a adesão à fórmulas. Gostava mais quando passagens lentas e tocantes tinham melhor espaço, como a impagável cena do mamute lembrando sua história. A gente sentia mais as camadas dos personagens. Esses elementos estão ativos nesta sequência, mesmo assim há tanta pirotecnia e rodopios, que os pontos emotivos acabam cobertos. Este Era do Gelo acabou pegando emprestado situações de outras animações como Shrek e clichês hollywoodianos. Um dos que mais odeio foi usado aqui: aquela bosta da cena do avião (um pterodáctilo neste caso) que mergulha pra fazer todo mundo pensar que caiu e sobe no último segundo, sempre com um precipício ou uma cachoeira de fundo. O filme ficaria melhor sem isso. Tal clichê deveria ser sumariamente proibido so pena de arrancar um olho ou um braço de quem insistisse nessa idéia. Infelizemente algum produtor deve ter dito "põe lá aquela cena do avião". Espero que morra em desgraça. Também é chato personagens se comportando iguaizinhos aos de Vida de Inseto como aqueles dois besouros engraçadíssimos e que ninguém entendia o que eles falavam. Era do Gelo, talvez por medo, acaba costurando essas fontes. Não precisava. A vida própria deles já seria rica o suficiente. Aliás, aproveito e comunico: a versão 3d é dispensável. Pode se divertir com ingresso menos caro na versão normal.
Por: Urbano.

http://www.iceagemovie.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário