domingo, 30 de junho de 2013

CINEMA – Universidade Monstros

No Susto e No Grito, Até Que Fizeram Bonito!

     Animação é coisa séria. Sério? Bem, que o digam John Lasseter e Andrew Stanton, produtores do megassucesso Monstros S.A., de 2001. De lá pra cá, muito se viu, se riu e se sofreu nesse mundo de figuras sem carne e nenhum osso. Só que o filme que contava a história de como assustar não era tão legal quanto fazer rir pediu um outro capítulo, que viesse antes ou depois, mas que revivesse a impagável dupla verde e azul, no mesmo universo “paralelo” em que vivem criaturas bizarras na imagem, mas puras de coração.

     Nessa nova empreitada de Lasseter e Stanton eles contam com Dan Scanlon na direção. Praticamente desconhecido, com somente uma bela animação da Pixar (Mate e a Luz Fantasma) e um documentário pouco significativo (Tracy), Scanlon nos apresenta, baseado no simpático roteiro dele mesmo, em conjunto com Robert Baird e Daniel Gerson, a origem dos atrapalhados, mas eficientes Mike Wazowski e James P. Sullivan, o “Sulley”, dessa vez explorando ao máximo a intelectualidade e carisma do “zoiudinho da mamãe”, apelido que ganhou na primeira aventura. No filme, Wazowski tem sua vida contada desde a infância, onde já mostra dotes de gênio, até a possível “maturidade”, quando ingressa na Universidade Monstros e conhece sua, praticamente, “alma gêmea”, o grandalhão azul de boa índole, mas totalmente estabanado. Com o tempo, o que era ódio e repulsa por parte do baixinho se transforma em admiração e lealdade, da parte do azulão.
     Da turma original, foi mantido apenas Randy Newman e sua excelente trilha sonora, contraponto para as infindáveis situações tragicômicas pelas quais passam os protagonistas do filme. Newman, que abocanhou um Oscar com a Canção If I Didn’t Have You, e assina ainda as músicas de todos os filmes de Toy Story, e as animações Carros e Vida de Inseto, torna a mostrar competência com suas letras insólitas e bem colocadas na história.
     Os dubladores originais foram mantidos, com a trinca Billy Crystal, John Goodman e Steve Buscemi dando cara e personalidade a Wazowski, Sulley e o às vezes invisível Randall “Randy” Boggs. Além deles, ainda há Frank Oz e John Ratzenberger, que dá a voz para o Abominável Homem das Neves, ou simplesmente Yeti.
     Pela qualidade e apuro técnico da animação, o sistema 3-D funcionou bem, mas não é uma condição obrigatória para assistir nesse formato.


Nota: 8 atmospheras !


2 comentários:

  1. urbano, você parou com a hq atmosphera2? porque? quando volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      tive de dar uma grande pausa. Fala de tempo por motivos de trabalho, pessoais e uma forte autocrítica à própria webcomic. Mas não é algo que considero morto. Devo retomar sim, na verdade, um reboot. Até as críticas a filme, reduzi bastante. Essa de Monstros e anteriores são todas do excelente Quintella. Abs!

      Excluir